Home Finanças Pessoais DinheiramaCast: Como declarar investimentos no IRPF 2012/2013?

DinheiramaCast: Como declarar investimentos no IRPF 2012/2013?

por Ricardo Pereira
0 comentário
DinheiramaCast: Como declarar investimentos no IRPF 2012/2013?

DinheiramaCast: Como declarar investimentos no IRPF 2012/2013?Hoje tive a oportunidade de conversar mais uma vez com a Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama. Neste papo, pedi a ela que respondesse às principais dúvidas de nossos leitores sobre a Declaração de Imposto de Renda – IRPF 2012/2013 – relacionadas aos investimentos.

A Sandra tem mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e orienta investidores como consultora de valores mobiliários autorizada pela CVM desde 2004. É autora dos livros “Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro” (Ed. Qualitymark) e “A Bolsa para Mulheres” (Ed. Campus).

Acompanhe aqui as perguntas selecionadas e atendidas no podcast:

  • “Vou fazer minha declaração de imposto de renda pela primeira vez em 2013 e possuo investimentos em caderneta de poupança, fundos e também Tesouro Direto. Existe alguma peculiaridade específica para cada um desses investimentos na hora de declarar?” (Henrique, Sorocaba)
  • “Pelo que sei os Fundos Imobiliários são isentos de Imposto de Renda. Devo na hora da declaração comunicá-los a Receita através de minha declaração?” (Pedro, Salvador)
  • “Tive prejuízo nas minhas operações em bolsa em 2012. Como faço para informar na minha declaração sobre isso?” (Magali, Fortaleza)
  • “Sou estudante e isento. Em 2012 comprei algumas ações e como tive uma boa valorização optei por vendê-las. A operação me rendeu pouco mais de R$ 20 mil. Mesmo sendo isento devo fazer a declaração em razão dessa operação em bolsa?” (Raphael, Porto Alegre)
  • “Tenho uma aplicação de fundo de renda variável e no final de 2012 o resultado ficou negativo. Como fica a minha declaração de Imposto de Renda? Esse desempenho do fundo muda a minha forma de declarar?” – (Anete, Campinas)

Ouça o podcast e as respostas da Sandra:

[powerpress]

A Órama está, desde a semana passada, ajudando os investidores na Declaração de Imposto de Renda de fundos, investimentos em renda fixa, renda variável e previdência privada. Clique aqui para ter acesso ao material sobre IR: mais vídeos sobre cada assunto, artigos e respostas para as principais perguntas – tudo de autoria da Sandra.

Sandra, obrigado pela participação e parabéns pelo seu trabalho. Aproveito para convidar você, leitor, a conhecer eBook gratuito “Cenários e Investimentos para 2013) (clique para baixar). Se você quiser conversar diretamente com a Sandra, acesse www.orama.com.br e use o espaço “Fale com a Sandra”.

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link  https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.