DinheiramaCast: Mais sobre Importação, exportação e câmbio no BrasilFaz algum tempo que eu queria perguntar ao Alvaro Bandeira, Economista-chefe e Sócio da Órama, sobre os rumos de nossa economia no que diz respeito às importações e exportações e nossa maneira de lidar com o câmbio. Muitos leitores também demonstraram interesse no tema e finalmente pude compilar algumas perguntas sobre estes temas.

O objetivo da conversa é trazer a você, leitor, uma visão econômica mais precisa e profunda, de maneira que possamos avançar com conceitos até então presentes apenas em veículos especializados (com suas linguagens “chatas” e “economês” demais). Aliás, esta ideia de desmistificar e abordar a economia com mais frequência também deu origem aos vídeos diários que o Alvaro está postando na TV Órama (clique para assistir).

Veja abaixo o que perguntei ao Alvaro e logo depois clique para ouvir nosso papo gravado via Skype. A conversa ficou longa, mas muito completa, com uma visão bastante clara dos desafios que temos pela frente e o que devemos fazer para ultrapassá-los. Perguntei então:

  • O Brasil parece ter perdido o bonde da exportação em 2012. Isso foi um dos itens que influenciaram em nosso pequeno crescimento ao final do ano? Por favor comente um pouco sobre nossa a relação importação/exportação no Brasil;
  • A burocracia e a nossa péssima infraestrutura em portos e outros setores parecem ser gargalos sem fim. Podemos pensar em valores para saber o quanto isso representa em custos para o país? O que nosso leitor deve interpretar deste cenário e esperar para o futuro?
  • Outro item que deve-se considerar nessa equação é o câmbio. Parece que o Real desvalorizado não está sendo o suficiente para superar nossos problemas de déficit comercial. O que está faltando o governo fazer?
  • E o plano de resgate que foi rejeitado no Chipre? O endurecimento das regras pode, de certa forma, mostrar que daqui pra frente países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia terão que apertar o cinto impondo medidas ainda mais severas na economia?

Ouça o podcast:

[powerpress]

Aproveito para lembrar ao leitor que a Órama disponibiliza um material especial sobre Imposto de Renda para investidores (clique para acessar). Tudo isso e muito mais em www.orama.com.br.

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link  https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários