DinheiramaCast: LCIs, fundo de investimentos e a inflaçãoSimulações de investimentos têm sido motivo de muita discussão ultimamente. Que taxa de retorno usar para os próximos meses? Que expectativa deve ser considerada para a inflação? Juros baixos, produtos financeiros em transição e a desinformação criam um ambiente “hostil” para muitos investidores que desejam aumentar seu patrimônio. O papel da educação financeira, trabalho que fazemos com alegria e orgulho, é nivelar o debate e fornecer subsídios para decisões mais inteligentes.

Com o objetivo de responder algumas das principais dúvidas que você, nosso leitor, nos envia, conversei novamente com a Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama. A Sandra aceitou responder, de forma didática e muito detalhada, algumas questões que recebemos por e-mail. Muito do que ela aborda também está disponível no eBook gratuito que ela e o Alvaro Bandeira oferecem gratuitamente no site da empresa (clique aqui para fazer o download).

As dúvidas enviadas foram:

  • “Sandra, tenho ouvido falar de investimentos em LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) mas não sei como, onde e nem se esse tipo de investimento é adequado para meu perfil. Você pode explicar melhor o que são as LCIs, vantagens e desvantagens?” – Camila Nobre, de São Paulo;
  • “Minha maior preocupação nos últimos meses tem sido a inflação. Fiz aportes regulares em um plano de previdência e no momento que iniciei o plano nas simulações pouco se falou sobre esse assunto, sem contar os juros que me foram apresentados em um patamar muito diferente. Preciso refazer meu cálculo de aposentadoria? Como faço isso já que ainda levarei cerca de 15 anos para me aposentar?”Leonardo Cesar, de São Paulo;
  • “Gostaria de entender melhor a diferença entre os tipos de fundos de investimento. O que são fundos de gestão ativa? E gestão passiva?” – Paulo V. Rebello, de Belo Horizonte;
  • “Sandra, eu tenho uma curiosidade em relação aos fundos multimercado. No geral, como é a estratégia destes fundos, ou seja, em que ativos eles investem, em que proporção e como é tomada essa decisão?”Ivo Mascarenhas, do Rio de Janeiro.

Ouça o podcast:

[powerpress]

Sandra, obrigado pela participação e parabéns pelo seu trabalho. Aproveito para convidar você, leitor, a conhecer o principal diferencial da Órama: sua seleção de fundos de investimento (clique para ver). Se você quiser conversar diretamente com a Sandra, acesse www.orama.com.br e usar o espaço “Fale com a Sandra”.

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link  https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários