DinheiramaCast: O investidor inteligente de olho na economiaSeguindo nossa possibilidade de conversar com os especialistas do mercado, ontem pude conversar ao telefone (e gravar o papo) com Alvaro Bandeira, sócio e economista-chefe da Órama. Desde que o Dinheirama aproximou-se dele e de sua equipe, ficou muito claro que essa parceria renderia excelentes oportunidades de aprender mais. Claro que isso só seria realmente proveitoso se pudéssemos compartilhar com você, caro leitor, esta experiência. É o que estamos buscando.

Em seu blog, Alvaro faz análises econômicas semanais e mensais, além de comentar sobre a situação do investidor diante dos possíveis cenários. Essa foi a ideia de nosso papo: comentar as principais mudanças na economia e situar o investidor brasileiro diante da crise financeira internacional e seus desdobramentos.

Perguntei ao Alvaro:

  • Você escreveu um artigo detalhando seu otimismo para o fim de 2012 e para 2013. Pode resumir as razões que o levam a pensar dessa forma?
  • Muitos leitores nos questionam sobre a crise financeira internacional e seus reflexos por aqui. Enquanto a Europa sofre bastante, os EUA parecem começar a se recuperar e, por aqui, parece que nada aconteceu pra valer. Podemos ver algum reflexo ainda por aqui? O que preocupa mais, Europa e EUA ou China?
  • Como você vê a crescente captação da poupança nestes últimos meses, já não deveríamos ter despertado para aplicações com melhores retornos e capazes de vencer pelo menos a inflação? A maioria dos aportes da caderneta tem valores baixos, isso explica sua popularidade?
  • Se supormos que a política econômica do Brasil para os próximos 5-10 anos continuará incentivando e trabalhando por juros mais baixos e maior competitividade, o que dizer ao investidor que deseja rentabilizar melhor seus investimentos neste horizonte de tempo?

Ouça o podcast:

[powerpress]

Aproveito para agradecer ao Alvaro por sua disponibilidade em nos atender. Para conhecer melhor seu trabalho, acesse www.orama.com.br.

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para sxc.hu.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários