Se você já ofereceu algum trabalho autônomo ou precisou de aulas de idiomas, um piscineiro ou qualquer outro profissional sem saber onde achar e quanto pagar, é bem provável que já tenha ido até o GetNinjas para realizar uma pesquisa.

A plataforma, que existe desde 2011, hoje garante acesso a trabalho para mais de 800 mil brasileiros e facilita a vida de muita gente nesta vida geralmente corrida. Convidamos seu fundador e CEO, Eduardo L´Hotellier, para contar um pouco mais para os leitores do Dinheirama.

Pode nos contar um pouco sobre sua trajetória até chegar no GetNinjas?

Eduardo L´Hotellier : Me formei em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro e trabalhei no mercado financeiro, em empresas como Mckinsey Company, Bain & Company e Angra Partners.

Aos 26 anos, percebi que não queria seguir carreira no mercado financeiro e preferia investir no meu próprio negócio. Ainda sem saber por onde começar, presenciei quais eram as maiores dificuldades na contratação de serviços ao precisar contratar um pintor e não encontrar com facilidade. Foi daí que surgiu a ideia de criar o GetNinjas.

Deixei meu emprego estável para entrar de cabeça nesse empreendimento que hoje garante acesso a trabalho para mais de 800 mil brasileiros.

Desde quando a plataforma existe e de onde surgiu a ideia para sua criação?

E.L.: Fundei o GetNinjas oficialmente em 2011, mas a ideia surgiu em meados de 2010, quando precisei contratar um pintor em São Paulo.

Tive uma grande dificuldade para achar um profissional, já que não conhecia quase ninguém na cidade. Pesquisei na internet e percebi que ainda não havia nenhum marketplace voltado para serviços, apenas para produtos. Dessa minha dificuldade, nasceu a ideia de construir uma solução para esse tipo de demanda para contratação de serviços e ajudar os profissionais e clientes a se encontrarem com maior facilidade.

Quantas pessoas utilizam a plataforma mensalmente? Vocês saberiam dizer que tipos de serviço tem mais procura?

E.L.: Recebemos mais de 250 mil pedidos mensalmente. Dentre os serviços mais procurados durante o primeiro semestre deste ano estão: Pedreiro, com mais de 70 mil pedidos em todo Brasil, Assistência Técnica de Celular, com mais de 60 mil pedidos, Mudanças e Carretos e Diarista, ambos com mais de 50 mil pedidos cada.

Quais as vantagens que o GetNinjas proporciona a quem usa de ambos os lados (fornecedor e cliente)?

E.L.: O GetNinjas torna a vida do cliente e do profissional mais fácil. O profissional que precisaria despender muito tempo e dinheiro para trazer um bom volume de novos clientes, tem pelo GetNinjas clientes na palma da mão.

De outro lado, tem o cliente que passar a ter em um só lugar acesso a milhares de profissionais em mais de 200 tipos de serviços para contratar na hora que precisar. Ao fazer um pedido, o cliente recebe em minutos o contato de até 3 profissionais e pode escolher o que gostar mais. Os profissionais são avaliados após o término do serviço pelo cliente e essas avaliações ajudam os próximos clientes a tomar a decisão.

De onde vem a receita da plataforma?

E.L.: No aplicativo, são os profissionais cadastrados que estabelecem seus preços e negociam diretamente com o cliente.

Para acessar o contato dos clientes que estão solicitando os serviços que ele oferecer, o profissional precisa adquirir um pacote de moedas. Dessa forma, eles podem liberar apenas os pedidos que os interessam, por meio da utilização destas moedas. Portanto, nossa receita é gerada pela compra desses pacotes de moedas por parte dos profissionais cadastrados.

Vocês realizaram parceria com o Extra e o Pão de Açúcar recentemente. Pode contar como funciona e qual objetivo?

E.L.: Os mais de 200 tipos de serviços oferecidos pelo GetNinjas agora também podem ser solicitados diretamente nos e-commerce e aplicativos das marcas Extra e Pão de Açúcar.

Além disso, começamos a testar no Pão de Açúcar e Extra o totem do GetNinjas nas lojas físicas, em São Paulo. O procedimento é simples: no site ou no app das marcas, o cliente preenche um formulário, indicando o tipo de serviço que deseja solicitar, prazo para a realização e dados de contato.

Hoje, o cliente não busca mais apenas um produto, mas leva em conta toda experiência de compra. Com essa parceria, o cliente do GPA poderá comprar os itens para fazer um churrasco em casa e, ao mesmo tempo, contratar um churrasqueiro, por exemplo. Nossa intenção é contribuir cada vez mais na oferta de uma experiência completa e personalizada.

Qual o perfil do público que usa o app?

E.L.: Por sermos uma plataforma horizontal, ou seja, que oferece todo tipo de serviço, o público é muito diversificado.

Tanto por parte dos profissionais que se cadastram no aplicativo, quanto do lado dos clientes. Afinal, todo mundo precisa contratar serviços em algum momento e em situações diversas.

Quais as expectativas para o app nos próximos 5 anos?

E.L.: Já somos o maior aplicativo para contratação de serviços da América Latina e continuamos a crescer rapidamente.

Nos próximos 5 anos teremos operação do GetNinjas em diversos países, além de Brasil e México, e estaremos impactando positivamente na geração de renda de milhões de profissionais autônomos.

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários