Dinheiro extra, restituição do Imposto de Renda e você!Enquanto muitos brasileiros já estão preocupados com a declaração do Imposto de Renda 2010, alguns já pensam mais à frente: o que fazer com o valor que será restituído? Essa preocupação é muito pertinente não apenas para essa restituição, mas também para todo o “dinheiro extra” que aparece no nosso orçamento, tais como remuneração de férias ou o 13º salário.

Todos nós devemos definir objetivos financeiros (pagamento de dívidas, investimentos[bb], especializações, viagens, compra de imóvel etc.) e priorizá-los, pois assim sempre teremos um destino para nossa renda, evitando desperdícios.

Pague suas dívidas
A prioridade deve ser sempre para as dívidas contraídas e contas a pagar. O motivo é simples: os juros em questão são mais altos que qualquer investimento de baixo risco existente no mercado. Além disso, essa atitude te ajudará a “limpar” seu nome. Ou, melhor ainda, não deixá-lo “sujo”, não prejudicando seu histórico de crédito.

Como foi explorado no artigo “Educação financeira: um estilo de vida”, de autoria de Conrado Navarro, a maioria das pessoas gasta mais do que ganha e a principal causa do endividamento é o descontrole financeiro. Portanto, os primeiros passos devem ser eliminar suas dívidas e controlar seus gastos.

Invista seu dinheiro
Se você estiver na privilegiada parcela dos brasileiros que não possuem dívidas (não por sorte, mas por competência), aproveite para aumentar seu patrimônio[bb]. Não caia na tentação de gastar com coisas desnecessárias. Cada um de nós deve possuir uma lista de objetivos financeiros bem definidos com as respectivas prioridades.

Fazer um curso do seu interesse ou comprar livros, investindo assim no seu aprendizado, investir o dinheiro num fundo com baixa taxa de administração ou no Tesouro Direto, por exemplo, são boas opções.

Lembre-se que o investimento na sua educação sempre será o que trará mais retorno (não apenas financeiro!). Portanto, aprenda algo novo diariamente, seja lendo blogs, livros ou fazendo um curso técnico, de graduação ou pós, e invista também na sua educação financeira, que te dará suporte para alcançar todos os seus objetivos.

Crédito da foto para stock.xchng.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários