Home Finanças Pessoais Coisas que o dinheiro não compra

Coisas que o dinheiro não compra

O ano está acabando e em breve estaremos de novo comemorando Natal, Reveillon, e muitas vezes viajando junto com a família

por Redação Dinheirama
3 min leitura
O salário mínimo terá valor de 1.421 reais na proposta de Orçamento para o ano que vem. (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Quais as coisas que o dinheiro não compra? Somos um site de educação financeira e é natural que o dinheiro seja o centro de nossas atenções durante quase todo o tempo.

Mas chegamos àquela fase de fim de ano em que é preciso aproveitar o maior grau de abertura que cada um de nós têm em relação aos próprios sonhos para tratar de pontos que têm muito valor, ainda que nem sempre possamos precificá-los.

Falar que existem coisas que o dinheiro não compra parece algo como chover no molhado, não é verdade? A gente sabe que por mais dinheiro que alguém tenha, certas situações simplesmente não dependem de questões financeiras. E neste caso não há nada que se possa fazer.

<<<Barsi vende ação da Sabesp para comprar outras duas; veja quais>>>

Saúde, amor verdadeiro e tempo de permanência neste planeta, por exemplo, são coisas que não controlamos, não dependem de nós, ainda que possamos nos esforçar vivendo uma vida equilibrada, fazendo o bem, cultivando sentimentos positivos.

Hoje recebi uma mensagem no Facebook que dizia: “O que tem valor, não tem preço”. E talvez seja sábio lembrarmos mais frequentemente dela.

De fato, não são poucos os dias em que nos dedicamos tanto a trabalhar, a conquistar, a investir, e nos esquecemos do básico: as coisas de valor que dão sentido a todo esse esforço diário que fazemos em busca de uma vida melhor e mais equilibrada financeiramente.

Colocar na balança é preciso

Que tal aproveitar que o ano está terminando e no lugar de aguardar janeiro para fazer a sua lista de metas, traçar alguns itens que você realmente gostaria de colocar em prática ainda neste ano?

Costumamos dizer em educação financeira que ninguém poupa, investe ou tem ânimo para melhorar as finanças se não houver sonhos motivadores. Da mesma forma, é preciso parar de tempos em tempos para refletir sobre o que nos motiva em nosso cotidiano muitas vezes cansativo e cheio de desafios.

Neste caso, não precisam ser sonhos grandes. Podem ser, como diz o título do artigo, as coisas que o dinheiro não compra, como passar um tempinho com alguém que você ama e não vê há tempos, dar um telefonema para um amigo, realizar uma caminhada no parque.

Qual a sua lista de coisas que o dinheiro não compra?

O ano está acabando e em breve estaremos de novo comemorando Natal, Reveillon, e muitas vezes viajando junto com a família. É natural que por todo lado se fale em comprar, em consumir.

Mas o que proponho agora é que você faça uma lista de pequenas coisas que gostaria de fazer ainda neste ano e que farão diferença para que comece um ano novo mais feliz e com mais significado.

Para ajudar fiz uma pequena lista também. O que você ainda pode fazer nestes pouco mais de 30 dias que este ano ainda nos reserva? Boa sorte e vamos juntos!

  • Telefonar ou enviar uma mensagem para um amigo com quem você não fala há tempos
  • Visitar um avô, avó, tios ou parentes mais velhos que andam solitários e que se alegrariam muito com uma visita sua
  • Iniciar uma frequência de exercícios por no mínimo duas vezes por semana
  • Iniciar o hábito diário de agradecer mais e, se tiver filhos, ensinar as crianças a fazerem o mesmo
  • Separar coisas que não usa mais e doar
  • Ajudar alguém que esteja precisando
  • Ler um bom livro
  • Ensinar alguma coisa positiva a alguém 

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.