Home Mercados Dólar à vista fecha em alta de 0,26%, a R$ 5,47 na venda

Dólar à vista fecha em alta de 0,26%, a R$ 5,47 na venda

Às 17h03, na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,25%, a 5,4885 reais na venda

por Reuters
0 comentário

O dólar (USDBRL) à vista interrompeu uma sequência de três sessões consecutivas em queda e fechou esta segunda-feira em leve alta ante o real, com investidores à espera de declarações do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e de dados de inflação no Brasil e nos EUA no restante da semana.

Numa sessão de liquidez um pouco menor, antecedendo o feriado de terça-feira em São Paulo, o dólar à vista encerrou cotado a 5,4769 reais na venda, em leve alta de 0,26%. Em 2024, a divisa acumula elevação de 12,89%.

Às 17h03, na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,25%, a 5,4885 reais na venda.

Durante a manhã a moeda norte-americana à vista ensaiou um avanço mais firme, chegando a ser cotada a 5,4962 reais (+0,61%) na máxima do dia, às 11h36, com investidores realizando lucros e se reposicionando após o forte recuo dos três dias úteis anteriores.

O viés positivo para o dólar ante as divisas fortes no exterior também contribuía para o movimento, mas as cotações perderam força e se reaproximaram da estabilidade no início da tarde.

Às 13h01, o dólar à vista marcou a cotação mínima de 5,4569 reais (-0,11%), para depois retomar os leves ganhos até o fechamento.

Tanto os investidores no Brasil quanto no exterior, conforme um operador ouvido pela Reuters, aguardavam o restante da semana, quando haverá gatilhos com potencial para alterar as cotações.

Jerome Powell prestará depoimento ao Senado dos EUA na terça-feira e à Câmara na quarta-feira, quando investidores estarão atentos às pistas sobre o futuro da política monetária norte-americana.

Notas de dólares
Notas de dólares (Imagem: Reuters/Kim Hong-Ji)

Na quarta-feira sai o IPCA o índice de inflação oficial do Brasil e na quinta-feira será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA. Na sexta-feira é a vez do índice de preços ao produtor (PPI) norte-americano.

No Brasil, a terça-feira será de feriado em São Paulo, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932. A B3 funcionará normalmente, o que inclui o mercado de câmbio.

Outro profissional ouvido pela Reuters pontuou, no entanto, que apesar de as Tesourarias de bancos e corretoras em São Paulo funcionarem na terça, acompanhando a B3, muitas empresas que participam do mercado de câmbio estarão fechadas no feriado, o que pode reduzir um pouco a liquidez no mercado à vista.

As demais praças do país incluindo o Rio de Janeiro funcionarão normalmente.

Pela manhã, o relatório Focus do Banco Central mostrou que a projeção mediana do mercado para o IPCA em 2024 foi de 4,00% para 4,02%.

Para 2025 a projeção passou de 3,87% para 3,88%, na décima elevação semanal consecutiva. O dólar projetado para o fim de 2024 e 2025 está em 5,20 reais.

No início da tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento durante cúpula do Mercosul, limitando-se a abordar questões políticas e econômicas regionais.

Como vem ocorrendo nos últimos dias, quando adotou um discurso mais moderado, ele não tratou do Banco Central do Brasil ou do atual nível dos juros.

Às 17h10, o índice do dólar que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas subia 0,07%, a 105,020.

.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.