Home Mercados Dólar à vista fecha em alta de 1,52%, a R$ 5,19 na venda

Dólar à vista fecha em alta de 1,52%, a R$ 5,19 na venda

O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,1927 reais na venda

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: freepik/@ freepik)

O dólar (USDBRL) à vista fechou a terça-feira em forte alta no Brasil e novamente se aproximou dos 5,20 reais, em sintonia com o avanço firme da divisa no exterior após dados econômicos positivos nos EUA e antes da decisão sobre juros do Federal Reserve na quarta-feira, quando será feriado no Brasil.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,1927 reais na venda, em alta de 1,52%. Esta é a maior cotação de fechamento desde 19 de abril deste ano, quando encerrou em 5,1989 reais. Em abril, a divisa dos EUA acumulou elevação de 3,53%.

Às 17h07, na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 1,00%, a 5,1715 reais na venda.

Pela manhã a moeda norte-americana foi influenciada, entre outros fatores, pela disputa em torno da formação da Ptax de fim de mês taxa de câmbio calculada pelo Banco Central com base nas cotações do mercado à vista e que serve de referência para a liquidação de contratos futuros.

No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la a níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas (no sentido de alta das cotações) ou vendidas em dólar (no sentido de baixa).

No exterior, o dólar subia pela manhã ante boa parte das demais divisas, em meio a nova alta dos rendimentos dos Treasuries, o que justificava o avanço da moeda norte-americana no Brasil.

“O dólar está ganhando bem lá fora, com investidores apreensivos antes da decisão de política monetária do Fed amanhã (quarta-feira). Todo mundo quer ouvir o que o (chair do Fed, Jerome) Powell vai dizer, se ele será mais ou menos agressivo sobre a inflação”, comentou durante a tarde Jefferson Rugik, diretor da Correparti Corretora.

“O dólar subiu aqui e lá fora, mas aqui tem mais posição defensiva por conta do feriado”, acrescentou.

(Imagem: Freepik/@jcomp)
(Imagem: Freepik/@jcomp)

Na prática, como os mercados seguirão fechados no Brasil na quarta-feira em função do Dia do Trabalho, muitos investidores preferiram esperar pela decisão do Fed comprados em dólar.

Após registrar a cotação mínima de 5,1159 reais (+0,01%) às 9h, na abertura da sessão, o dólar à vista marcou a máxima de 5,1940 reais (+1,54%) às 14h17.

Na quarta-feira, mais do que a decisão em si do Fed, que deve manter a taxa de referência na faixa de 5,25% a 5,50%, os investidores em todo o mundo estarão atentos ao discurso de Powell, em busca de pistas sobre quando começará o corte de juros nos EUA.

Neste cenário, o dólar se mantinha em alta firme ante boa parte das demais divisas no exterior, incluindo o peso chileno e o peso mexicano

Às 17h18, o índice do dólar que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas subia 0,57%, a 106,290.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.