O dólar (USDBLR) à vista fechou a sexta-feira em baixa ante o real, novamente acompanhando o noticiário externo, onde a moeda norte-americana perdeu força na esteira da queda dos rendimentos dos Treasuries, com investidores buscando a segurança dos títulos dos EUA em meio aos temores com a ampliação do conflito no Oriente Médio.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,0322 reais na venda, em queda de 0,43%. Na semana, a moeda norte-americana acumulou baixa de 1,11%.
Na B3, às 17:21 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,59%, a 5,0465 reais.
No início da sessão, o dólar chegou a oscilar em alta tanto no Brasil quanto no exterior, com a moeda reagindo a novo avanço dos rendimentos dos Treasuries.
Na cotação máxima da sessão, às 9h38, o dólar à vista marcou 5,0992 reais (+0,89%).
Ainda durante a manhã, no entanto, o cenário mudou, em função dos receios em torno de uma escalada do conflito entre Israel e Hamas no Oriente Médio. Investidores foram em busca da segurança dos Treasuries, o que colocou os yields em baixa e, em consequência, fez o dólar perder força.
Tínhamos um dólar forte no início dos negócios, mas os (rendimentos dos) Treasuries inverteram os sinais, e o dólar inverteu também ante o real e ante moedas como o peso mexicano e o rand sul-africano, pontuou o diretor da Correparti Corretora, Jefferson Rugik.
Além disso, quando o dólar bateu perto dos 5,10 reais, houve muita venda de moeda por exportador, tanto no pronto (mercado à vista) quanto no (mercado) futuro, acrescentou.
Neste cenário, o dólar virou para o negativo ante o real ainda antes das 11h.
“Houve um alívio da pressão dos juros lá fora, o que deu uma aliviada também no Brasil. Isso fez o dólar cair ante o real”, reforçou Thiago Avallone, especialista em câmbio da Manchester Investimentos.
Na cotação mínima da sessão, às 15h08, o dólar à vista marcou 5,0252 reais (-0,57%).
No exterior, o dólar tinha leve baixa ante as divisas fortes no fim da tarde, enquanto adotava sinais mistos em relação a divisas de emergentes e exportadores de commodities.
Às 17:21 (de Brasília), o índice do dólar que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas caía 0,05%, a 106,160.
Pela manhã, o BC vendeu todos os 16.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados na rolagem dos vencimentos de dezembro.