Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Mercados Dólar ronda estabilidade com expectativa por dados antes do Fed

Dólar ronda estabilidade com expectativa por dados antes do Fed

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,24%, a 5,0380 reais

por Reuters
Dólar

O dólar (USDBLR) devolveu ganhos iniciais e passou a rondar a estabilidade frente ao real na manhã desta segunda-feira, conforme investidores monitoram riscos geopolíticos e aguardam dados econômicos dos Estados Unidos que antecederão a decisão de juros do Federal Reserve da semana que vem.

Flávio Augusto Quadrado 2

Às 10:13 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,01%, a 5,0317 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,24%, a 5,0380 reais.

A moeda norte-americana chegou a subir 0,46% mais cedo, a 5,0553 reais, mas logo reverteu os ganhos em linha com uma tímida queda de 0,09% no índice que compara o dólar a uma cesta de pares fortes.

Apesar de mostrar algum arrefecimento contra pares globais, participantes do mercado ponderaram que o dólar está apenas sofrendo ajustes para baixo após um rali recente, de forma que continua em níveis muito fortes diante do salto recente nos rendimentos dos Treasuries.

A taxa do título norte-americano de dez anos superou os 5% nesta segunda-feira.

Participantes do mercado aguardam a publicação, na quinta-feira, dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e, na sexta, de uma importante leitura de inflação norte-americana acompanhada de perto pelo Federal Reserve, a do índice de preços de despesas para consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês).

Flávio Augusto Quadrado 2

“Os dados dessa semana podem continuar fornecendo suporte ao dólar”, disse Eduardo Moutinho, analista de mercado da Ebury. “Esperamos que o crescimento trimestral do PIB fique acima de 4% em termos anualizados… A diferença em relação às outras economias não poderia ser maior, e a questão é até que ponto essa diferença já está refletida nos altos níveis do dólar.”

Já o índice de preços PCE, o preferido do Fed, “deve continuar subindo, considerando os últimos números de preços e de atividade, o que dificilmente contestaria os argumentos em favor do dólar”, acrescentou Moutinho.

Na semana que vem, o Fed fará sua muito aguardada reunião de política monetária. A expectativa praticamente consensual entre operadores é de que o banco central manterá a taxa de juros inalterada, mas têm crescido os temores de que as autoridades acabem apertando a política monetária em dezembro e deixando os custos dos empréstimos em patamares elevados por mais tempo.

Enquanto isso, na frente geopolítica, Israel bombardeou Gaza nesta segunda-feira, enquanto seus soldados lutaram contra militantes do Hamas em terra, dentro do enclave palestino sitiado. Em sinais de que o conflito está se espalhando, aeronaves israelenses também atingiram o sul do Líbano durante a noite e tropas israelenses lutaram contra palestinos na Cisjordânia ocupada, segundo moradores.

Na última sessão, o dólar à vista fechou o dia cotado a 5,0322 reais na venda, em queda de 0,43%.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.