A HMD Global, licenciada dos smartphones da marca Nokia, tornou-se a primeira grande empresa de smartphones a fabricar dispositivos na Europa, com seu primeiro modelo 5G feito na Hungria – voltado para clientes interessados em segurança de dados – agora disponível para compra.
“Estamos entusiasmados por fabricar o Nokia XR21, nosso smartphone 5G na Europa”, disse o cofundador, presidente e presidente-executivo da HMD Global, Jean-Francois Baril, nesta terça-feira.
Antes da HMD abrir suas operações na Hungria, a Europa não tinha fabricação de smartphones em larga escala, já que grandes empresas como Apple e Samsung fabricam seus telefones na Ásia para cortar custos.
A HMD disse que o primeiro modelo europeu foi projetado para clientes corporativos, alguns dos quais solicitaram segurança adicional em conjunto com seus parceiros de segurança de TI.
A empresa já armazena dados na União Europeia, com dados corporativos e de consumidores de todos os seus smartphones mantidos e processados em servidores na Finlândia desde 2019.
A companhia assinou em 2016 um contrato de licenciamento exclusivo de 10 anos com a Nokia Oyj, que já foi a maior fabricante de telefones do mundo, para produzir smartphones e tablets com a marca Nokia.
A edição europeia do Nokia XR21 tem preço a partir de 649 euros, informou a empresa.
Uma edição limitada de 30 unidades da linha de produção europeia em platina fosca estará disponível para compra no site da empresa a partir de 699 euros, informou a companhia.