Home Finanças Pessoais Dor e alegria no cuidado com o dinheiro

Dor e alegria no cuidado com o dinheiro

por Seiiti Arata Jr.
3 min leitura

Dor e alegria no cuidado com o dinheiroA dor de perder dinheiro é uma emoção mais intensa do que a alegria de receber dinheiro. O que acha desta afirmação? Ela ilustra um efeito psicológico de “aversão ao risco”, que é uma das ideias do ganhador do premio Nobel, Daniel Kahneman.

E se os aspectos psicológicos pudessem ser avaliados com um olhar prático, voltado para o enriquecimento? Está aberta mais uma turma do curso “A Classe Alta”clique aqui para mais detalhes e para receber informações sobre como participar.

Por uma perspectiva de evolução biológica, é natural que os seres humanos respondam de forma mais intensa ao risco do que às possibilidades de ganhos. Além disso, a aversão ao risco é uma característica naturalmente propensa a ser disseminada.

Imagine uma sociedade primitiva, diante de animais ferozes e tribos inimigas. Aqueles indivíduos que geneticamente possuem uma predisposição a evitar os riscos geralmente sobrevivem e propagam os genes adiante. E a cultura, mitos e lendas da linguagem falada e escrita também contribuem para essa propagação ao longo de gerações.

Por outro lado, as características culturais e genéticas de busca de ganhos não proporcionam o mesmo ganho de sobrevivência e propagação genética que a aversão ao risco.

Daniel Kahneman argumenta que a aversão ao risco não é uma característica congruente com o objetivo de acúmulo de riqueza, pois ela faz com que nós deixemos muitas boas oportunidades de lado.

A educação financeira é uma das melhores formas de lidarmos com medos irracionais. O curso de enriquecimento financeiro “A Classe Alta” trata exatamente dos aspectos psicológicos que estão por trás de nosso resultado financeiro. Clique aqui para entender e assistir a uma aula em vídeo completa.

Além de aulas sobre a parte psicológica que orienta nosso progresso financeiro, também cuidaremos de temas técnicos, contando com diversas aulas dos amigos Conrado Navarro (Dinheirama), Bernadette Vilhena (Dinheirama), Leandro Mattera (Carro e Dinheiro) e os profissionais mais reconhecidos em educação financeira, empreendedorismo e investimentos do Brasil.

Como mantemos as vagas limitadas, você pode clicar neste link hoje para maiores detalhes, que são enviados pela Lista Temática de emails. Corra e garanta sua vaga – clique aqui e faça sua inscrição no já reconhecido curso “A Classe Alta”.

Assista ao que Kahneman tem a dizer sobre a “aversão ao risco”:

Obrigado! Vejo você no “A Classe Alta”.

Foto happy man, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.