Dor e alegria no cuidado com o dinheiroA dor de perder dinheiro é uma emoção mais intensa do que a alegria de receber dinheiro. O que acha desta afirmação? Ela ilustra um efeito psicológico de “aversão ao risco”, que é uma das ideias do ganhador do premio Nobel, Daniel Kahneman.

E se os aspectos psicológicos pudessem ser avaliados com um olhar prático, voltado para o enriquecimento? Está aberta mais uma turma do curso “A Classe Alta”clique aqui para mais detalhes e para receber informações sobre como participar.

Por uma perspectiva de evolução biológica, é natural que os seres humanos respondam de forma mais intensa ao risco do que às possibilidades de ganhos. Além disso, a aversão ao risco é uma característica naturalmente propensa a ser disseminada.

Imagine uma sociedade primitiva, diante de animais ferozes e tribos inimigas. Aqueles indivíduos que geneticamente possuem uma predisposição a evitar os riscos geralmente sobrevivem e propagam os genes adiante. E a cultura, mitos e lendas da linguagem falada e escrita também contribuem para essa propagação ao longo de gerações.

Por outro lado, as características culturais e genéticas de busca de ganhos não proporcionam o mesmo ganho de sobrevivência e propagação genética que a aversão ao risco.

Daniel Kahneman argumenta que a aversão ao risco não é uma característica congruente com o objetivo de acúmulo de riqueza, pois ela faz com que nós deixemos muitas boas oportunidades de lado.

A educação financeira é uma das melhores formas de lidarmos com medos irracionais. O curso de enriquecimento financeiro “A Classe Alta” trata exatamente dos aspectos psicológicos que estão por trás de nosso resultado financeiro. Clique aqui para entender e assistir a uma aula em vídeo completa.

Além de aulas sobre a parte psicológica que orienta nosso progresso financeiro, também cuidaremos de temas técnicos, contando com diversas aulas dos amigos Conrado Navarro (Dinheirama), Bernadette Vilhena (Dinheirama), Leandro Mattera (Carro e Dinheiro) e os profissionais mais reconhecidos em educação financeira, empreendedorismo e investimentos do Brasil.

Como mantemos as vagas limitadas, você pode clicar neste link hoje para maiores detalhes, que são enviados pela Lista Temática de emails. Corra e garanta sua vaga – clique aqui e faça sua inscrição no já reconhecido curso “A Classe Alta”.

Assista ao que Kahneman tem a dizer sobre a “aversão ao risco”:

Obrigado! Vejo você no “A Classe Alta”.

Foto happy man, Shutterstock.

Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários