Home Mercados Dow atinge mínima em 2 semanas com queda da Boeing e megacaps elevam Nasdaq

Dow atinge mínima em 2 semanas com queda da Boeing e megacaps elevam Nasdaq

Às 12:54 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 0,51%, a 4.721,34 pontos

por Reuters
3 min leitura
Bolsa de Nova York

O índice Dow Jones caiu para uma nova mínima em duas semanas nesta segunda-feira, refletindo a queda das ações da Boeing (BA) após a suspensão de alguns de seus jatos, enquanto uma recuperação dos papéis de megacapitalização e de chips sustentava os outros índices acionários dos Estados Unidos.

A Boeing despencava 9,1% depois que a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) ordenou a suspensão temporária de alguns jatos 737 MAX 9 equipados com um painel que explodiu em um jato do Alaska Air Group em pleno voo na sexta-feira.

A fabricante de aeronaves poderá perder cerca de 13,5 bilhões de dólares em valor se as perdas se mantiverem até o fechamento do mercado.

“Isso pode afetar o setor aéreo porque o 737 (MAX) é um verdadeiro cavalo de batalha das frotas de muitas companhias aéreas”, disse Kim Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.

“Portanto, é um obstáculo e um verdadeiro problema para a Boeing, e a empresa precisa se manifestar com veemência e dizer como está consertando isso e como não vai acontecer novamente.”

Na sexta-feira, o índice de referência S&P 500 marcou sua pior semana desde o final de outubro, depois que dados econômicos mistos deixaram os investidores cautelosos e os levaram a reduzir as expectativas sobre quando o Federal Reserve poderia começar a cortar as taxas de juros.

Os mercados monetários agora veem uma chance de 64,7% de um corte de pelo menos 25 pontos-base na taxa já em março, ante mais de 85% nas últimas semanas de 2023, de acordo com a CME FedWatch Tool.

Os investidores também estavam aguardando dois relatórios de inflação de dezembro nesta semana e comentários de várias autoridades de política monetária para obter pistas sobre a trajetória do Fed.

A Apple subia 0,9% depois de dizer que seu dispositivo de realidade mista Vision Pro estará disponível para venda a partir de 2 de fevereiro nos Estados Unidos.

A Amazon.com e a Alphabet subiam 1,1% e 0,5%, respectivamente.

Fabricantes de chips como a Nvidia e a Advanced Micro Devices ganhavam mais de 3%, com o Philadelphia SE Semiconductor Index se recuperando com um ganho de 1,9% em relação à sua pior semana desde outubro de 2022.

Às 12:54 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 0,51%, a 4.721,34 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,23%, a 37.381,53 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 1,08%, a 14.681,59 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.