Se existe algo que em economia e fundamental, trata-se da previsibilidade. Quando é necessário a realização de diversas manobras e alterações dentro de uma política econômica, é certo que o mercado não vai “engolir” com naturalidade essas ações.

Nos últimos anos, temos observado a quantidade de manobras executadas pelo governo brasileiro para “fechar” suas contas. A imprensa e muitos economistas tem chamado essa atitude do governo de contabilidade criativa.

Na ótica dos investidores, agir assim significa tentar camuflar a realidade de altos gastos para o custeio da máquina e a pouca economia para cumprir as metas e alcançar o superávit fiscal.

Para traduzir todos esses termos de economia, recorremos mais uma vez ao Alvaro Bandeira, Economista-Chefe e Sócio da Órama. Com a sua didática de sempre, Alvaro preparou um vídeo especial sobre o assunto, a nosso pedido. Assista:

Baixe o eBook “Pais Presentes, Filhos Ricos” gratuitamente

Recentemente, lançamos em parceria com a Órama o eBook “Pais Presentes, Filhos Ricos” (clique para download). Ele é nossa contribuição para que as famílias tenham argumentos para tratar de um assunto tão importante com seus filhos: o dinheiro e suas responsabilidades.

Nesse eBook você:

  • Vai entender a importância de falar sobre dinheiro e aprender a envolver os filhos nas decisões financeiras da família;
  • Vai descobrir porque é fundamental cuidar do próprio futuro financeiro para não atrapalhar a vida adulta dos filhos;
  • Vai aprender o que evitar para não prejudicar o futuro financeiro dos filhos;
  • Vai aprender como transformar a mesada dos filhos em uma ferramenta de aprendizado para a vida inteira.

Relato de leitores sobre educação financeira na infância

Um dos destaques do e-Book “Pais Presentes, Filhos Ricos” (clique para download) são os relatos dos leitores do Dinheirama, que enviaram suas experiências no trato das finanças em casa. São experiências riquíssimas que nos encheram de alegria, orgulho e esperança – as histórias publicadas certamente mexerão com você. Um abraço e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Órama, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Crossed fingers”, Shutterstock.

Parceiro de Conteúdo
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários