Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Economia da zona do euro deve contrair ou estagnar no 4º trimestre, diz vice do BCE

Economia da zona do euro deve contrair ou estagnar no 4º trimestre, diz vice do BCE

De Guindos disse que, dada a alta incerteza atual, a instituição continuará a seguir uma abordagem dependente de dados em relação à sua política monetária futura

por Reuters
3 min leitura

A economia da zona do euro provavelmente sofrerá uma leve contração ou, na melhor das hipóteses, ficará estagnada no quarto trimestre, disse nesta terça-feira o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos.

Finclass Vitalício Quadrado

“Vimos uma taxa trimestral de -0,1% (no terceiro trimestre), eu também não tiraria muitas conclusões sobre isso, +0,1% ou -0,1%, mas é praticamente uma situação de estagnação, achamos que vai continuar no quarto trimestre”, disse De Guindos em um evento em Madri.

O crescimento econômico da zona do euro foi mais fraco do que o esperado no terceiro trimestre, uma vez que uma estimativa preliminar mostrou que o Produto Interno Bruto caiu 0,1% em comparação com o trimestre anterior e que a taxa de crescimento anual diminuiu acentuadamente.

Dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto final do quarto trimestre para outubro, divulgados pela S&P Global, indicaram que o bloco entrou no último trimestre de 2023 com o pé atrás, com o indicador em seu nível mais baixo desde o final de 2020.

Em sua reunião de 26 de outubro, o BCE deixou as taxas de juros inalteradas, encerrando uma sequência sem precedentes de 10 aumentos consecutivos.

De Guindos disse que, dada a alta incerteza atual, a instituição continuará a seguir uma abordagem dependente de dados em relação à sua política monetária futura.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.