Home Economia Economia do Reino Unido fica estagnada no 3º tri, mas evita início de uma recessão

Economia do Reino Unido fica estagnada no 3º tri, mas evita início de uma recessão

A variação de 0% no Produto Interno Bruto no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores foi um pouco melhor do que a previsão de queda de 0,1% em pesquisa da Reuters

por Reuters
3 min leitura
Reino Unido

 A economia do Reino Unido ficou estagnada no terceiro trimestre, mas ao menos conseguiu evitar o início de uma recessão, mostraram números da Agência de Estatísticas Nacionais nesta sexta-feira.

A variação de 0% no Produto Interno Bruto no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores foi um pouco melhor do que a previsão de queda de 0,1% em pesquisa da Reuters com economistas, resultado que muitos analistas disseram que provavelmente representaria o início de uma recessão.

Paul Dales, economista-chefe da consultoria Capital Economics, disse que o detalhamento dos dados mostrou que o PIB teve um declínio marginal de 0,02%, mesmo que o número tenha sido arredondado para mostrar que não houve alteração.

“Mas o ponto principal é que a economia não está fraca o suficiente para reduzir rapidamente o núcleo da inflação e o crescimento dos salários”, disse Dales.

“Dessa forma, não esperamos que o Banco da Inglaterra possa reduzir a taxa de juros antes do final de 2024, e não em meados de 2024 como amplamente esperado.”

James Smith, do ING, disse que a economia salvou-se de uma contração graças às importações líquidas, que geralmente são voláteis, enquanto o consumo e o investimento empresarial caíram.

Os dados da agência são preliminares e estão sujeitos a revisão.

Na semana passada, o banco central disse que esperava um crescimento econômico zero no próximo ano – um cenário difícil para o primeiro-ministro Rishi Sunak, que deverá convocar uma eleição nacional em 2024 – mas manteve a taxa de juros no nível mais alto dos últimos 15 anos, já que continua a enfrentar uma taxa de inflação que é mais de três vezes superior à sua meta de 2%.

O Banco da Inglaterra, que reconhece o sofrimento econômico causado por seus 14 aumentos consecutivos da taxa de juros ao longo de quase dois anos até agosto, esperava uma leitura estável para o PIB no terceiro trimestre.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.