Home Economia Economia dos EUA se aproxima de estagnação por demanda fraca, mostra PMI

Economia dos EUA se aproxima de estagnação por demanda fraca, mostra PMI

Os dados foram piores do que o esperado, com economistas consultados pela Reuters prevendo que o PMI de serviços ficaria em 52,2 e o de manufatura, 49,3

por Reuters
3 min leitura
PMI

 A atividade empresarial nos Estados Unidos aproximou-se em agosto da estagnação, com o crescimento no ritmo mais fraco desde fevereiro, uma vez que a demanda por novos trabalhos no vasto setor de serviços contraiu.

A S&P Global informou que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, caiu para uma leitura de 50,4 em agosto, de 52 em julho, a maior queda desde novembro de 2022.

Embora a leitura de agosto tenha marcado o sétimo mês consecutivo de crescimento, ficou apenas ligeiramente acima do nível 50 que separa a expansão de contração, à medida que a demanda enfraqueceu tanto por bens manufaturados como por serviços.

Durante meses, um mercado de trabalho forte e gastos resilientes dos consumidores atenuaram os receios de recessão e levaram a revisões para cima nas previsões de crescimento do PIB. Mas os dados desta quarta-feira pintaram um quadro mais morno sobre a economia.

O crescimento da atividade de serviços em agosto foi o mais lento desde fevereiro com o PMI em 51,0, enquanto o índice de manufatura caiu mais profundamente no território de contração, chegando a 47,0, de 49,0 em julho, o quarto mês consecutivo de retração.

Os dados foram piores do que o esperado, com economistas consultados pela Reuters prevendo que o PMI de serviços ficaria em 52,2 e o de manufatura, 49,3.

“A quase estagnação da atividade empresarial em agosto levanta dúvidas sobre a força do crescimento econômico dos EUA no terceiro trimestre. A pesquisa mostra que a aceleração do crescimento liderada pelo setor dos serviços no segundo trimestre desapareceu, acompanhada por uma nova queda na produção da indústria”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.