Home Economia e Política Economista Maria da Conceição Tavares falece aos 92 anos

Economista Maria da Conceição Tavares falece aos 92 anos

Nascida em 1930 em Portugal, Maria da Conceição Tavares se formou em Matemática e migrou para o Brasil

por Reuters
0 comentário

Morreu neste sábado a economista Maria da Conceição Tavares, considerada referência do pensamento econômico desenvolvimentista, informou o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nascida em 1930 em Portugal, Maria da Conceição Tavares se formou em Matemática e migrou para o Brasil, onde fez graduação em Economia. Foi professora da UFRJ e da Unicamp, além de ter atuado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e exercido mandato de deputada federal.

“Por sua retidão moral, dedicação e capacidade intelectual, Conceição foi a voz responsável pela persistência do pensamento latino-americano de esquerda no Brasil, tendo fundado as escolas de Campinas, nossa irmã intelectual, e nós mesmos”, disse em nota o instituto da UFRJ.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem em redes sociais, afirmando que teve a honra de conviver com Tavares, “debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos”.

“Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”, disse. “Meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.