Economizando com as redes sociaisOrkut, Twitter, Facebook, Digg, Sonico, Linkedin, Skoob… A grande maioria dos brasileiros já ouviu falar sobre essas famosas redes sociais. E a grande maioria dos brasileiros ainda acha que a utilidade delas é nos entreter: combinar passeio com os amigos, avisar que teve dor de barriga de manhã (!!), trocar notícias etc. Mas, a grande verdade é que os experts em marketing já deram novas utilidades a ela. E você pode e deve se aproveitar disso.

Provavelmente você já ouviu falar de Marketing Digital[bb]. O que é isso? Marketing Digital é a estratégia de vendas onde as empresas desenham e implementam formas de vender via Internet. E isso não é só ter sua loja virtual e brigar por preço. Partindo do pressuposto que as pessoas conectam-se na Internet por 4 motivos (relacionamento, informação, comunicação e diversão), é necessário agir de forma a interligar esses motivos.

Apenas para explicar superficialmente, hoje é vital que se some ao marketing tradicional 7 estratégias, tiradas do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, de Cláudio Torres: marketing de conteúdo, de redes sociais, viral, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa online e monitoramento.

Isto é, para sobreviver a empresa deve prover, além do produto, conteúdo, promoções, informações, novidades e ainda, conhecer a fundo o cliente. As empresas que aderiram a esta nova realidade pautada pelo uso das redes sociais já tem um perfil em grande parte delas. Como o assunto do momento é o Twitter, pesquisei o que as empresas têm feito.

As grandes redes de livrarias e lojas de departamento sorteiam livros, Box de séries e etc.:

Esses são exemplos dos tipos de “tuits” deles nos últimos 2 dias. Acompanhando, você participa de sorteios, garante preços promocionais e etc. Para marketing de conteúdo, temos:

Eu poderia listar um milhão de pessoas/empresas interessantes, mas como estamos tratando de um universo tão amplo, deixo o desafio a vocês: encontrar a melhor forma de beneficiar-se das redes sociais[bb] e dos perfis criados pelas empresas para conhecê-lo. Busque seu assunto de interesse e divirta-se!

Como não poderia deixar de ser, segue a boa ação da quinzena: doação de livros. Juro que pesquisei se há um lugar que centralize as doações e não encontrei. Pelo contrário, encontrei diversos sites de bibliotecas comunitárias, escolas e etc. Inicio aqui uma campanha: vamos trocar informações, por aqui e no Twitter (@mlprates e @dinheirama), sobre bibliotecas no Brasil que aceitam doações? Peço que listem as iniciativas que conhecem para que todos possam ter acesso.

Aproveito para desejar a todos um ótimo Natal e um espetacular 2010.

Crédito da foto para stock.xchng.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários