Cursos gratuitos na FGV OnlineA Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições de ensino mais reconhecida no país. Prova disso é a iniciativa da escola em ser a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem cursos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Há mais de cinco anos como membro do consórcio, a FGV Online, nome dado para a área do site da escola voltada para ensino à distância, foi premiada na primeira edição do OCW People’s Choice Awards. A premiação reconhece as melhores iniciativas dentro do consórcio: a FGV Online venceu na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

Como funciona?

As iniciativas da OCWC, tipicamente, não proporcionam titulação, crédito, certificação ou acesso a instrutores. Os materiais disponibilizados pelos cursos gratuitos da FGV Online estão sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo.

No entanto, caso o aluno queira receber uma declaração ao término do curso é necessário o cadastramento dos dados pessoais do mesmo. Nesse caso, ao concluir o curso, o aluno poderá realizar um teste constituído de 10 questões objetivas e, obtendo nota mínima 7,0, poderá imprimir a declaração.

Os cursos

Os cursos gratuitos oferecidos pela FGV estão divididos em onze áreas de conhecimento: Direito, Economia, Educação e Comunicação, Gestão Financeira, Gestão de Projetos, Gestão Socioambiental, Gestão Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão de Produção e História e Etica. São mais de 40 cursos gratuitos com duração de 5 a 40 horas.

O Dinheirama selecionou seis cursos nas áreas de conhecimento de economia e gestão financeira que podem interessar os leitores do site.

Intermediação em Investimentos Financeiros (5 horas)

O curso oferece uma análise do papel dos intermediários financeiros, a função dos agentes e a necessidade de haver intermediação financeira na economia. Nele será apresentado como a intermediação financeira proporciona crescimento econômico ao país e coloca em discussão as funções de cada tipo de intermediário financeiro. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores (40 horas)

O curso apresenta uma iniciação ao Private Equity e Venture Capital para empreendedores. O conteúdo está estruturado em oito módulos, que abordam os seguintes temas: Empreendedorismo e Private Equity e Venture Capital; Características gerais da indústria e aspectos da captação de recursos; Perfil dos negócios em Private Equity e Venture Capital; Análise dos investimentos e das alternativas para os empreendedores; Processo de investimento e aspectos contratuais; Gestão e monitoramento contínuo; Desinvestimento e retorno e estudo de casos. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Como fazer investimentos – básico (12 horas)

O curso visa dar o embasamento necessário às pessoas para que possam realizar seus investimentos de acordo com suas características pessoais, de modo que consigam atingir seus objetivos financeiros de maneira mais correta e fácil. Nele serão apresentadas todas as bases necessárias para a realização de investimentos pessoais. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Como organizar o orçamento familiar (12 horas)

A importância da educação financeira é assunto recorrente no Dinheirama e o objetivo deste curso é exatamente esse. O curso tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para que as pessoas sejam capazes de planejar sua vida financeira e organizar seu orçamento familiar. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Como planejar a aposentadoria (10 horas)

Mais um curso voltado a finanças pessoais, este tem como objetivo ajudar as pessoas, juntamente com suas famílias, a se organizarem da melhor maneira para viver bem o período fora do campo formal de trabalho. O Dinheirama também tem uma seção com excelentes artigos sobre aposentadoria. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

Fundamentos da Gestão de Custos (5 horas)

O curso destaca as principais diferenças entre as contabilidades gerencial e financeira, enfocando seus relacionamentos com a contabilidade de custos. Mais do que isso, nele o aluno será capaz de aprender os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento do estudo, assim como a visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância. Clique aqui para conhecer e fazer sua inscrição.

O que você está esperando?

Oportunidade de estudo gratuita é uma iniciativa importante e memorável, principalmente quando se trata de uma instituição tão renomada como a FGV. Neste artigo foram listados apenas seis cursos grátis, mas você ainda pode ter acesso a outros 37 cursos que certamente irão enriquecer seu conhecimento.

Visite o site da FGV Online e conheça todos os cursos gratuitos disponíveis. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Willian Binder
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários