Home Finanças Pessoais Educação financeira para o seu bem: de devedor a investidor

Educação financeira para o seu bem: de devedor a investidor

por Guilherme Da Luz
3 min leitura

Educação financeira para o seu bem: de devedor a investidorO ano de 2013 ainda está no início e é tempo de começar uma nova fase financeira na sua vida. Para começar essa nova etapa, no entanto, é preciso começar a pensar diferente. Se você é do tipo econômico ou gastador, isso faz toda a diferença nos rumos que a sua vida financeira pode tomar.

Afinal, temos liberdade para escolher entre pagar nossas dívidas ou continuar comprando sem limites. Ao optar pelo consumo inconsciente, o risco que se corre é o de enfrentar dificuldades para pagar as contas – e as consequências de ter pagamentos atrasados.

Se você reduzir os gastos hoje, vai poder economizar e passar a sentir uma sensação muito boa: a de que você está no controle de sua vida. Funciona, mas lembre-se que o equilíbrio financeiro não é feito só de redução de despesas.

Existem despesas necessárias que previnem gastos maiores e inesperados. É o caso da contratação de um plano de saúde, do seguro de vida, do seguro de viagem e do seguro de seu carro.

Com um seguro e um plano de saúde, por exemplo, você pode enfrentar emergências e surpresas desagradáveis, como um problema de saúde na família ou um acidente envolvendo seu automóvel, sem ter problemas financeiros (o que agravaria ainda mais a situação).

As despesas seriam muito maiores sem esse tipo de cobertura. Se você está planejando fazer uma viagem, não deixe de se informar sobre o seguro viagem, que é indispensável para evitar muitas dores de cabeça e gastos extraordinários quando se está no exterior ou mesmo no país, mas longe de casa.

Planejamento é a chave!

Como você percebeu, uma nova fase em sua vida financeira exige planejamento, o que significa controlar efetivamente seu dinheiro para chegar a melhores condições e garantir um futuro melhor.

O planejamento do orçamento também permite que se tenha uma poupança para a aposentadoria e algum investimento. Se você puder separar um percentual do que você ganha, mensalmente, para um depósito em um investimento, vai ficar mais fácil chegar a esse objetivo. É o dinheiro que você poupa hoje que formará seu patrimônio futuro.

Livrar-se das dívidas facilita o caminho

A primeira medida para poupar é se livrar das dívidas. Caso você esteja pensando em comprar um segundo carro, talvez seja melhor aguardar um pouco mais e aderir a um consórcio, por exemplo, que é uma forma de pagar o carro de forma planejada e sem o gasto inicial da entrada do veículo.

Aqueles que estão com problemas de nome sujo por falta de pagamento, devem concentrar seus esforços em renegociar as dívidas, informando-se sobre como limpar seu nome e recuperar o crédito na praça, o que pode ser feito aproveitando a vontade dos credores de receberem os atrasados, o que geralmente ocorre no início do ano.

Se você tem dívidas no cartão de crédito, faça um financiamento de crédito pessoal para pagá-las. A dívida no cartão de crédito no Brasil dobra a cada seis meses porque as taxas de juros estão entre as mais altas do mundo, ou seja, 238,3% ao ano! O empréstimo do credito direto ao consumidor, ou CDC, cobra entre 4% a 5% ao mês, ou seja, entre 48% a 60% ao ano. Portanto, os juros são bem menores do que os do cartão de crédito.

O importante é sua dedicação!

Dedicando algumas horas à tarefa do planejamento de seus gastos, você passará a refletir melhor antes de cada compra. Logo você perceberá o quanto esse hábito se reflete na sua vida financeira e os resultados começarão a aparecer. Serão diminuídas as compras por impulso e você verá o que é realmente essencial ao seu estilo de vida, sem estourar seu orçamento.

Hoje queremos passar da fase de devedores para a fase de investidores, com mais poder sobre o nosso futuro. Esse é o caminho que se abre para o brasileiro. Mas você só irá adiante no mundo de investimentos quando colocar as suas finanças em ordem. O planejamento de seus gastos deve começar agora, para que você comece a realizar seus sonhos o mais rápido possível.

Texto produzido com a colaboração da socióloga Regina Di Ciommo, que escreve regularmente para o site Emprestimo.org.

Foto de freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.