Lionel Messi pode elevar significativamente o perfil da Major League Soccer (MLS), a liga norte-americana de futebol, e do esporte como um todo nos Estados Unidos, disseram especialistas à Reuters, com a transferência do atacante argentino para o Inter Miami chamando a atenção de todo o planeta.
Em uma reviravolta surpreendente em sua carreira, depois de vencer a Copa do Mundo com a Argentina e de uma negociação fracassada para retornar ao Barcelona, o jogador de 36 anos chegou ao Inter Miami no mês passado, levando consigo uma onda de torcedores ao time da Flórida.
Messi não é de forma alguma o primeiro nome estelar do esporte a se mudar para os Estados Unidos, que já tiveram Pelé, Wayne Rooney, David Beckham, Thierry Henry e Zlatan Ibrahimovic atuando nos gramados do país.
Mas com o atleta sete vezes vencedor da Bola de Ouro de melhor do mundo como o novo rosto de sua principal liga, o futebol nos EUA está caminhando para novos patamares antes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
“Agora Lionel Messi chegou à MLS e definitivamente vai catapultá-la para um patamar totalmente novo de visibilidade e reconhecimento da marca”, disse Neil Joyce, CEO e cofundador do CLV Group, à Reuters.
“Acho que (a contratação de) Messi é o reconhecimento do amadurecimento da MLS e a necessidade de aumentar a visibilidade e o valor da marca na corrida para a Copa do Mundo em 2026.”
De acordo com os dados do Google Trends do mês de julho, o anúncio da contratação de Messi causou um aumento significativo nas buscas por datas de jogos e ingressos para ver o argentino, com torcedores também querendo comprar a camisa rosa oficial do Inter Miami.
“A demanda pela camisa de Messi em Miami não tem precedentes. Estamos trabalhando o mais rápido possível para garantir que todo torcedor que queira uma camisa possa comprá-la online ou em uma de nossas lojas”, disse um porta-voz da Adidas à Reuters.
A audiência da MLS também deve disparar com a chegada de Messi.
Em 2022, a MLS e a Apple TV anunciaram uma parceria de 10 anos, com o CEO da Apple, Tim Cook, dizendo à Reuters na quinta-feira: “Para a MLS, não poderíamos estar mais felizes com o andamento da parceria.
“Estamos claramente nos primeiros dias, mas estamos superando nossas expectativas em termos de assinantes, e a ida de Messi para o Inter Miami nos ajudou um pouco. Então estamos muito felizes.”