Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Egito adverte contra apelo israelense para que residentes de Gaza se dirijam para o sul

Egito adverte contra apelo israelense para que residentes de Gaza se dirijam para o sul

O Egito faz fronteira com Gaza e tem se alarmado com a perspectiva de que seus residentes possam ser deslocados pelo cerco e bombardeio

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/X´s/@yoavgallant)

O Ministério das Relações Exteriores do Egito alertou nesta sexta-feira contra os pedidos do Exército israelense para que mais de 1 milhão de moradores da Faixa de Gaza deixem suas casas e sigam para o sul, dizendo que isso teria um sério impacto sobre as condições humanitárias no enclave.

Finclass Vitalício Quadrado

Tal medida seria uma “grave violação” da lei humanitária internacional e exporia a vida dos residentes de Gaza ao perigo, colocando centenas de milhares de pessoas em áreas que não são adequadas para acomodá-las, disse o ministério em um comunicado.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse nesta sexta-feira que os civis palestinos “que querem salvar suas vidas” devem atender ao alerta de Israel para partir em direção ao sul de Gaza.

O Egito faz fronteira com Gaza e tem se alarmado com a perspectiva de que seus residentes possam ser deslocados pelo cerco e bombardeio de Israel ao território, lançado em retaliação a uma incursão devastadora de militantes do Hamas.

(Imagem: unsplash/ Taylor Brandon)

Em discurso em uma cerimônia de graduação militar na noite de quinta-feira, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, disse que era “importante que o povo (palestino) permanecesse firme e presente em sua terra”, enquanto o Egito se esforçava para garantir ajuda humanitária.

O Cairo tem tentado facilitar o fornecimento de ajuda humanitária para Gaza por meio de Rafah, a principal passagem de fronteira do território que não é controlado por Israel, mas duas fontes de segurança disseram nesta sexta-feira que as negociações com os Estados Unidos e outros países não conseguiram, até o momento, garantir uma maneira de entregar a ajuda.

Finclass Vitalício Quadrado

As operações na passagem foram interrompidas por ataques israelenses no lado palestino da fronteira no início desta semana e os civis não estão cruzando a passagem desde terça-feira.

Nesta sexta, dois voos da Turquia transportando alimentos e ajuda médica chegaram ao aeroporto de Al Arish, no norte do Sinai, a cerca de 45 km da fronteira com Gaza, de acordo com uma terceira fonte de segurança. Um voo da Jordânia chegou na quinta-feira.

O material da ajuda deveria ser armazenado em um estádio esportivo em Al Arish até que uma rota para sua entrega possa ser aberta, disse uma das fontes de segurança.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.