Home Economia e Política Eleições e economia: uma esperança para 2015

Eleições e economia: uma esperança para 2015

por Plataforma Brasil
0 comentário

Eleições e economia: uma esperança para 2015Por Gustavo Chierighini (@GustavoChierigh), fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, antes de tudo, muita calma. Antes de deitar os olhos neste texto, quero deixar bem claro que não abordarei as temáticas que envolvem o processo político sucessório de 2014 e nem mesmo tratarei aqui de qualquer expectativa eventualmente depositada em um ou outro candidato.

Para ser bem sincero, alimento pouquíssimas expectativas diante do pleito que se aproxima. E neste preâmbulo pego impulso para o artigo, focando a mentalidade que forma o invólucro do pensamento econômico em véspera de eleições.

O fato é que não existe economia saudável que se sustente sem contrapontos ou desprovida de senso crítico por formuladores competentes, capazes de fugir das frases de efeito, da prisão do politicamente correto – e corajosos o suficiente para lutar por suas ideias.

Sem essa dinâmica, o que se materializa é o marasmo. E, eventualmente ao final do marasmo, a nau pode enfrentar um vendaval. Assim comprova a história.

Não defendo, evidentemente, combates desestabilizadores e nem tão pouco o cárcere das ideologias, mas necessitamos com urgência da contribuição articulada e concreta nas suas propostas do que simplesmente retórica das forças de oposição – independentemente de partido ou grupo político.

O capital e seus gestores precisam de estabilidade e alguma previsibilidade, mas também necessitam de novos e críveis prognósticos quando percebem a nau cambalear em mar manso.

E essa é a constante econômica de hoje e de sempre, no comportamento de qualquer horizonte de longo prazo em qualquer economia que se preze no mundo civilizado. Sempre expostas a alguns sustos e eventuais solavancos, mas sempre contando com alternativas que possam ser implementadas por gente competente.

Se isso existe hoje no Brasil? Se temos uma oposição capaz de implementar um projeto econômico e de País capaz de atender a essas necessidades? Deixo a resposta para o leitor. Até o próximo.

Foto “Emphasis on Brazil”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.