Home Empresas Eletrobras reverte prejuízo e lucra de R$ 893 no 4º tri

Eletrobras reverte prejuízo e lucra de R$ 893 no 4º tri

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou 1,05 bilhão de reais no período, baixa de 26% ano a ano

por Reuters
0 comentário

A Eletrobras (ELET3; ELET6)teve lucro líquido de 893 milhões de reais no quarto trimestre de 2023, revertendo prejuízo de 479 milhões sofrido em igual período do ano anterior, segundo resultado divulgado nesta quinta-feira.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou 1,05 bilhão de reais no período, baixa de 26% ano a ano. Calculado sob as métricas regulatórias, o Ebitda da empresa recorrente alcançou 5,6 bilhões de reais no trimestre, alta de 5%, devido às maiores receitas de transmissão e à redução das despesas operacionais.

No acumulado do ano, a companhia de energia elétrica reportou um lucro de 4.395 bilhões de reais, 21% acima do de 2022, enquanto seu Ebtida cresceu 49%, para 17 bilhões de reais.

Em relatório que acompanha o balanço, a Eletrobras afirmou que seu resultado operacional e financeiro de 2023 refletiu “a busca pela maior eficiência de custos e racionalização de processos”, o que possibilitou a retomada de sua capacidade de investimentos.

No último trimestre de 2023, os investimentos da Eletrobras totalizaram 4,63 bilhões de reais, 190% acima do anotado um ano antes.

“Nossa disciplina financeira e de alocação de capital possibilitou a proposta de distribuição de dividendos no valor de 1,297 bilhão de reais referentes aos resultados de 2023”, acrescentou a Eletrobras.

A companhia também disse ver melhora de seus custos na “pessoal, material, serviços e outro” (PMSO), com efeitos iniciais dos dois programas de demissão voluntárias (PDVs) lançados.

Em contigências, a Eletrobras apontou uma redução de 41% do estoque do empréstimo compulsório, o principal passivo de seu balanço, para 17,2 bilhões de reais, quando comparado aos 24,3 bilhões de reais do último trimestre de 2022.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.