Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Em clima melancólico, Alemanha escolhe “modo de crise” como sua palavra do ano

Em clima melancólico, Alemanha escolhe “modo de crise” como sua palavra do ano

“Sempre houve crises”, afirmou o grupo estatal Sociedade para a Língua Alemã (GfdS)

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Annegret Hilse)

Modo de crise” é a palavra do ano de 2023 na Alemanha, anunciou um júri de linguistas nesta sexta-feira, capturando o sentimento de um público preocupado com múltiplas crises, das guerras na Ucrânia e Gaza às mudanças climáticas, inflação e um governo sem um plano orçamentário.

Finclass Vitalício Quadrado

“Sempre houve crises”, afirmou o grupo estatal Sociedade para a Língua Alemã (GfdS), explicando a sua escolha por “Krisenmodus”. “Mas parece que há tantas crises que este é o novo normal.”

A longa lista de problemas que preocupam a sociedade inclui guerras no exterior, uma crise imobiliária na Europa e um desempenho cada vez pior do sistema de educação do país.

A coalizão do governo também passa por uma crise após seus planos orçamentários serem destruídos por uma decisão do tribunal constitucional mês passado que proibiu o uso de fundos especiais para financiar uma série de medidas, como projetos industriais e programas sociais.

Desde então, o governo discute se cortará bilhões de euros ou se suspenderá o “freio da dívida” do país em 2024 pelo quinto ano consecutivo o que, pela Constituição, pode ser feito apenas em situações de emergência.

“Sentimentos como incerteza, medo, raiva e impotência caracterizam a vida cotidiana de muitas pessoas”, disse a associação linguística em um comunicado.

Finclass Vitalício Quadrado

“Entre apatia e alarmismo, é difícil encontrar uma maneira apropriada para lidar com as situações excepcionais em andamento.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.