A República Tcheca formalizou com a Embraer (EMBR3) uma importante aquisição ao encomendar duas aeronaves multimissão C-390 Millennium, em um contrato assinado no dia 25 de outubro de 2024, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (25).
Esse modelo de aeronave, projetado para atender aos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), visa modernizar e expandir as capacidades operacionais da Força Aérea Tcheca, consolidando o país como o quarto membro da OTAN a adotar o C-390, ao lado da Holanda, Hungria e Portugal. A aquisição também fortalece os laços entre o Brasil e a República Tcheca no setor aeroespacial e deve gerar impacto positivo na indústria aeronáutica local, aumentando sua participação na produção.
Veja como dar os primeiro passos para viver de renda; clique aqui e acesse:
3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimento
As aeronaves adquiridas pela Força Aérea Tcheca são projetadas para realizar uma ampla gama de operações, incluindo transporte tático de tropas, veículos e equipamentos, evacuação médica, combate a incêndios, gestão de desastres e apoio humanitário, além de reabastecimento aéreo.
Para a ministra da Defesa da República Tcheca, Jana Černochová, o investimento é essencial para as forças militares do país: “As missões de evacuação realizadas no Afeganistão e no Sudão são uma clara evidência disso. Portanto, estou muito satisfeita em adquirir aeronaves para nossa Força Aérea que são capazes de realizar essas missões”.
Com um impressionante desempenho técnico, o C-390 Millennium é equipado para suportar operações em condições adversas, incluindo pistas não pavimentadas. A aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga útil e atinge uma velocidade máxima de 470 nós, sendo equipada com aviônicos modernos e um compartimento de carga com rampa traseira. Além disso, o modelo possui um trem de pouso reforçado, ideal para missões desafiadoras e operações em locais de difícil acesso.
O contrato com a Embraer inclui um pacote abrangente de treinamento e suporte para assegurar a integração efetiva das aeronaves à frota da Força Aérea Tcheca. Bosco Da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa & Segurança, destacou o peso dessa parceria para a empresa brasileira e a confiança depositada pela República Tcheca: “Esse pedido é uma marca de confiança inestimável para a Embraer e serve de estímulo para implementarmos a melhor tecnologia disponível”.
Com a nova encomenda, o C-390 Millennium, que já possui mais de 15.000 horas de voo acumuladas em operações globais, reforça sua posição como um dos principais aviões de transporte tático e logístico. A frota mundial do modelo, que registra uma disponibilidade operacional de 93% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, é vista como um exemplo de produtividade e confiabilidade no setor.
Além dos países da OTAN que já operam o C-390, outras nações como Brasil, Áustria e Coreia do Sul também escolheram o modelo, consolidando a Embraer como uma referência global em aeronaves de defesa. A empresa, com sede no Brasil, é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e uma das principais exportadoras de produtos de alto valor agregado do país.
Veja o comunicado da Embraer