Home Empresas Empreendedora faz parceria com cooperativa e conquista 7 mil clientes

Empreendedora faz parceria com cooperativa e conquista 7 mil clientes

A parceria, além de apoiar a geração de renda e trabalho para muitos catadores, colabora para a limpeza e preservação das praias, rios e lagoas das cidades de São Gonçalo e Niterói

por Agência Sebrae
3 min leitura
Andréa Carvalho foi a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2023, na categoria Pequenos Negócios

A microempresa Papel Semente conta com mais de 7 mil clientes na sua carteira e tem avançado no mercado. Uma das suas últimas conquistas foi alcançada pela fundadora Andréa Carvalho, de São Gonçalo (RJ). Ela foi a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2023, na categoria Pequenos Negócios. O empreendimento une sustentabilidade, inclusão e inovação em seus produtos.

A empresa produz tags para roupas, crachás, convites, embalagens e cartões com um papel reciclado que recebe semente de flores, hortaliças e temperos durante o processo de fabricação e pode ser plantado.

<<<Barsi vende ação da Sabesp para comprar outras duas; veja quais>>>

Quem faz a coleta da matéria-prima é a Recooperar, cooperativa de catadores de material reciclável, que faz parte da ONG Guardiões do Mar. 

A parceria, além de apoiar a geração de renda e trabalho para muitos catadores, colabora para a limpeza e preservação das praias, rios e lagoas das cidades de São Gonçalo e Niterói.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios valida o nosso trabalho. É tanta luta na nossa história como empreendedor que ganhar um prêmio desses fortalece o que a gente vem construindo como negócio, diz Andréa Carvalho, empreendedora.

O caminho do empreendedorismo começou há mais de 30 anos, quando Andréa se tornou mãe solo e precisou deixar um ambiente de violência doméstica para conquistar a própria renda cozinhando para fora.

Na época, o filho teve que ficar sob os cuidados da mãe dela. Já o tema da sustentabilidade entrou na vida da empreendedora quando ela começou a atuar com comunidades que viviam em torno do lixão – posteriormente, virou negócio, quando Andréa decidiu morar no Rio de Janeiro e abrir a empresa com outros dois sócios, há 15 anos. 

Por isso, ela encoraja outras mulheres a participarem do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

“A empreendedora deve olhar para essa trajetória com orgulho. Você chega aqui porque percorreu essa jornada com erros e acertos. Então, olhar para essa jornada com carinho e tomar posse dela, ser dona da sua história, ser dona desse seu momento”, incentiva a CEO da Papel Semente, que também ressalta a importância do Sebrae na sua vida e da empresa.

O Sebrae sempre foi um parceiro muito grande, tanto da Andréa empreendedora quanto da nossa empresa. A Andréa empreendedora amadureceu muito através dos programas, das capacitações, das consultorias que a gente faz para a empresa e isso anda junto diz, Andréa Carvalho, empreendedora.

Últimos dias de inscrição

As empreendedoras de todo o país interessadas em participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PMSN) tem somente até este sábado (17) para enviar sua inscrição. 

A premiação tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento às empresárias brasileiras. Nesta edição, o concurso está dividido em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais.

Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos e não há impedimento de participação caso possua sócios homens, desde que seja administradora da empresa e protagonista da história de sucesso.

Além de preencher o formulário eletrônico, é necessário enviar um vídeo curto de apresentação da empreendedora no formato de “pitch”. Para ajudar na gravação, o Sebrae disponibilizou, no próprio site, um tutorial com dicas de como produzir o vídeo.

Como funciona?

O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado/DF, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste).

Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília (DF).

A premiação das vencedoras nacionais inclui troféu de reconhecimento, participação em missão nacional em 2025 e, ainda, um instrumento de trabalho (tablet ou celular).

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.