A empresa de energia da Panasonic Holdings divulgou nesta quinta-feira resultado abaixo do esperado para o ano fiscal passado, pressionada por menor produção de baterias para veículos elétricos no Japão e queda nas vendas de produtos de consumo.
O lucro operacional para o principal segmento da empresa, que fabrica baterias para a Tesla (TSLA; TSLA34) e outras montadoras, totalizou 88,8 bilhões de ienes (570,18 milhões de dólares) no ano que terminou em março, ficando abaixo da própria previsão da empresa, de 113 bilhões de ienes.
Embora o mercado norte-americano de veículos elétricos esteja crescendo, seu ritmo de expansão diminuiu devido à saturação da demanda dos primeiros usuários, disse a Panasonic.
A expectativa é que o lucro operacional aumente 23% no ano fiscal atual, para 109 bilhões de ienes, disse a empresa, acrescentando que espera que a demanda cresça à medida que mais modelos de carros em faixas de preço mais acessíveis se tornem disponíveis.
A Panasonic Energy enfrenta a concorrência acirrada de outros fabricantes asiáticos de baterias, como a chinesa CATL, e a sul-coreana LG Energy Solution.
Os fabricantes chineses de baterias cresceram mais rápido do que os rivais e responderam por mais de dois terços da capacidade global de baterias para veículos elétricos no ano passado, de acordo com dados da consultoria Counterpoint Research.
A Panasonic prevê alta de 5% no lucro operacional do grupo este ano fiscal, para 380 bilhões de ienes. O lucro operacional da empresa caiu 25%, para 40,7 bilhões de ienes no quarto trimestre.