Home Ciência e Tecnologia Empresa testa robôs para instalações de explosivos

Empresa testa robôs para instalações de explosivos

Durante os testes, o equipamento conseguiu localizar todos os furos em uma face rochosa, aplicou uma emulsão protetora nas perfurações e posicionou os explosivos de forma precisa, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana

por Redação Dinheirama
3 min leitura

A ABB, empresa de automação com base na Suíça, anunciou a conclusão bem-sucedida da primeira série de testes de campo de um robô especialmente projetado para realizar a instalação de explosivos em minerações subterrâneas.

Conforme o comunicado divulgado, o robô foi testado em uma mina de zinco da mineradora Boliden, próxima à capital sueca, Estocolmo.

Durante os testes, o equipamento conseguiu localizar todos os furos em uma face rochosa, aplicou uma emulsão protetora nas perfurações e posicionou os explosivos de forma precisa, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

“A funcionalidade do conjunto robótico, do veículo transportador, da comunicação com o tanque de emulsão, dos sistemas de visão e do segundo braço robótico incorporado para aplicar a emulsão no furo e posicionar o explosivo foi comprovada nos testes. O robô respondeu perfeitamente ao controle remoto”, afirmou a ABB no comunicado.

A utilização do robô representa um avanço significativo na automação de processos perigosos da mineração, como a colocação, instalação e detonação de explosivos. Atualmente, essas tarefas são desempenhadas por trabalhadores humanos e podem ocorrer até 15 vezes por dia nas grandes extrações.

A empresa enfatizou o compromisso com a segurança, destacando que a automação dessas atividades contribuirá para o cumprimento dos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). Vedrana Spudic, líder de tecnologia para os negócios de mineração da ABB, afirmou: “É um avanço significativo para a ABB e para as demais empresas em que a segurança faz parte dos compromissos de ESG”.

Além dos parceiros suecos Boliden e LKAB, a ABB está em negociações com outras mineradoras para expandir os testes do robô em diversas extrações ao redor do mundo, abrangendo diferentes condições climáticas e configurações rochosas.

A empresa planeja realizar uma nova série de testes até o final do ano, incluindo a entrega do comando da detonação a um operador humano após a sequência completa de instalação de explosivos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.