No decorrer da vida, decisões erradas, escolhas equivocadas e falta de informações adequadas são algumas das causas que costumam levar a pique muitas tentativas de empreender. Infelizmente, sonhos e esperanças acalentadas há muito tempo acabam afundando diante desta situação.
No oceano imenso de oportunidades de crescimento e lançamentos de novos empreendimentos, a contabilidade torna-se uma área essencial para garantir o sucesso, seja qual for o ramo de atuação e/ou tamanho da empresa.
A contabilidade é como um farol que sinaliza ao potencial empresário de sucesso a melhor rota para a terra firme dos negócios e a realização de seus sonhos enquanto empreendedores e agentes de transformação. Cuidar bem do dinheiro da empresa é tão importante quanto ter um produto/solução fantástico.
Muitos empreendedores afirmam que sabiam da existência de tantos desafios há muito tempo, mas pouco fazem para enfrentá-los ou, o que seria ainda melhor, compreendê-los e trabalhá-los com o auxílio de ferramentas e profissionais adequados.
O empresário de sucesso aceita uma eventual derrota ou fracasso porque toma consciência de sua escolha errada por ignorar análises dos números de entradas e/ou saídas de recursos financeiros, demonstrados em balancetes e outros instrumentos que a contabilidade fornece aos seus navegadores.
Mais do que isso, o empresário de sucesso precisa ter humildade para admitir que não estudou atentamente o ambiente de atuação, não fez reservas financeiras adequadas e não elaborou planejamento de cenários A, B, C ou D para os seus negócios. A contabilidade deixada de lado é um aprendizado enorme na rotina dos negócios.
Por ser tão sério este comportamento, que leva a bancarrota tantas empresas, seja qual for o seu porte ou ramo de atuação, posso dizer que os sinais que os nossos negócios nos apresentam, expressos em números, são como a febre para o sistema de saúde do nosso organismo.
A febre é um efeito e não a causa, e nos indica que algo não está bem. Este sintoma nos dá a oportunidade de tomarmos providências e resolvermos a situação. Para isso, ele precisa ser percebido, atendido e corrigido a tempo. Do contrário, provocará doenças e efeitos colaterais mais graves. Com a contabilidade, acontece a mesma coisa.
Vantagens da contabilidade para o empresário de sucesso
Tudo começa com um bom plano de negócios, definido com clareza e precisão – indo do sonho até a realidade. É necessário detalhar cada área e etapa para fazer acontecer o sucesso de seu empreendimento, com o objetivo de enxergar o negócio no curto, médio e longo prazos. Existem diversas ferramentas e profissionais que podem ajudar nesta jornada: o método Canvas e o Planeja Fácil do SEBRAE são dois modelos muitos eficientes, por exemplo.
A análise do fluxo de caixa de uma empresa pode indicar, com um ano de antecedência, o mês no qual haverá sobra de dinheiro para ser investido em projetos de melhoria, ou ainda indicar um determinado mês no qual o recurso financeiro não será suficiente. Ou seja, com dados sobre o seu negócio em mãos, o empreendedor toma as providências necessárias para eliminar déficits e/ou incrementar seus planos.
Um balancete contábil mensal pode mostrar, claramente, se seus objetivos de curto prazo estão sendo atingidos. E, mais do que isso, indica se as metas para médio e longo prazo estão sendo bem conduzidas ou se precisam de ajustes para seu cumprimento.
Um planejamento financeiro, um orçamento, é fundamental para que se possa fazer um acompanhamento mensal do previsto e do realizado. Para onde o dinheiro da empresa está indo? Com o que está sendo gasto? Por quê? Essa é uma boa maneira de verificar se o negócio está mesmo indo na direção desejada.
Outro ponto essencial é o de valorizar a força dos colaboradores, conhecidos como integrantes da área de recursos humanos. Mas, em verdade, eles não são apenas um ativo da empresa; são pessoas que têm sonhos e objetivos para suas vidas e escolheram compartilhá-los como integrantes de sua equipe.
Cuidar bem das finanças da empresa significa também reconhecer melhor quem trabalha com você e busca satisfazer os clientes. A contabilidade permite que a gestão financeira do negócio se transforme em um ambiente de trabalho melhor e, consequentemente, em mais sucesso perante os clientes.
Para encerrar, desejo que esta reflexão abra sua mente para a importância da contabilidade para o sucesso nos negócios. Que você passe a encarar a contabilidade como um farol para seus empreendimentos e não somente para “dar a César o que é de César”. Contabilidade não é apenas trabalhar para o Fisco, mas principalmente para você e seu negócio.
Foto “Success”, Shutterstock.