Empresas líderes no setor de proteínas animais, como JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3), BRF (BRFS3) e Minerva (BEEF3), enfrentaram resultados desafiadores no terceiro trimestre de 2023, mas a Guide Investimentos identifica sinais claros de uma possível inflexão positiva, mantendo uma visão otimista para o setor, especialmente em relação a JBS e BRF.
As vendas de todas as empresas apresentaram contração no 3° tri na comparação anual
Contração nas vendas e desafios nas margens
As vendas de todas as empresas apresentaram contração no 3° tri, impactadas pelo real mais apreciado e volumes menores.
A margem ebitda também sofreu contração, refletindo desafios em repassar aumentos de custos, especialmente para a JBS, diante da menor oferta de gado nos EUA e do aumento nos preços dos grãos afetando as margens das produtoras de aves.
Sinais positivos para o futuro
A Guide Investimentos projeta uma melhoria contínua nos resultados. Na comparação trimestral, já se observa uma recuperação, especialmente para JBS e BRF.
A queda nos preços do gado no Brasil e no exterior favorece a melhora nas margens, enquanto os preços dos grãos, em mínimos históricos, devem continuar beneficiando a comercialização de aves.
Riscos e oportunidades no horizonte
O principal risco identificado é a apreciação do real, que pode ter impactos negativos no setor, juntamente com o alto endividamento das empresas.
Contudo, a análise ressalta uma clara relação negativa entre o preço dos grãos e as margens dos produtores de aves e suínos.
Com a queda nos preços dos grãos, a expectativa é de melhoria nos resultados nos próximos trimestres, especialmente no início de 2024.
Estratégia de investimento
A descoberta de novos casos de peste suína na China adiciona um potencial upside, especialmente para BRF.
A Guide Investimentos mantém a preferência por JBS e BRF, destacando os resultados mais robustos da JBS e o maior potencial de upside da BRF.
Minerva é considerada a ação menos preferida, dada a perspectiva de menor upside e riscos relacionados a aquisições recentes.
Veja abaixo a negativa entre o preço dos grãos (custo Embrapa) e a margens dos produtores de aves e suínos