Home Comprar ou Vender Guide: após 3º trimestre desafiador, JBS e BRF terão inflexão positiva

Guide: após 3º trimestre desafiador, JBS e BRF terão inflexão positiva

As vendas de todas as empresas do setor apresentaram contração, impactadas pelo real mais apreciado e volumes menores

por André Torres
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

Empresas líderes no setor de proteínas animais, como JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3), BRF (BRFS3) e Minerva (BEEF3), enfrentaram resultados desafiadores no terceiro trimestre de 2023, mas a Guide Investimentos identifica sinais claros de uma possível inflexão positiva, mantendo uma visão otimista para o setor, especialmente em relação a JBS e BRF.

As vendas de todas as empresas apresentaram contração no 3° tri na comparação anual

Contração nas vendas e desafios nas margens

As vendas de todas as empresas apresentaram contração no 3° tri, impactadas pelo real mais apreciado e volumes menores.

A margem ebitda também sofreu contração, refletindo desafios em repassar aumentos de custos, especialmente para a JBS, diante da menor oferta de gado nos EUA e do aumento nos preços dos grãos afetando as margens das produtoras de aves.

Sinais positivos para o futuro

A Guide Investimentos projeta uma melhoria contínua nos resultados. Na comparação trimestral, já se observa uma recuperação, especialmente para JBS e BRF.

A queda nos preços do gado no Brasil e no exterior favorece a melhora nas margens, enquanto os preços dos grãos, em mínimos históricos, devem continuar beneficiando a comercialização de aves.

Riscos e oportunidades no horizonte

O principal risco identificado é a apreciação do real, que pode ter impactos negativos no setor, juntamente com o alto endividamento das empresas.

Contudo, a análise ressalta uma clara relação negativa entre o preço dos grãos e as margens dos produtores de aves e suínos.

Com a queda nos preços dos grãos, a expectativa é de melhoria nos resultados nos próximos trimestres, especialmente no início de 2024.

Estratégia de investimento

A descoberta de novos casos de peste suína na China adiciona um potencial upside, especialmente para BRF.

A Guide Investimentos mantém a preferência por JBS e BRF, destacando os resultados mais robustos da JBS e o maior potencial de upside da BRF.

Minerva é considerada a ação menos preferida, dada a perspectiva de menor upside e riscos relacionados a aquisições recentes.

Veja abaixo a negativa entre o preço dos grãos (custo Embrapa) e a margens dos produtores de aves e suínos

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.