Home Empresas Empresas de serviços do Reino Unido “beiram recessão” na pesquisa do PMI de outubro

Empresas de serviços do Reino Unido “beiram recessão” na pesquisa do PMI de outubro

"Os indicadores prospectivos da pesquisa sugeriram que os provedores de serviços continuarão beirando a recessão", disse Tim Moore, diretor de economia da S&P Global

por Reuters
3 min leitura
Reino Unido

As empresas de serviços do Reino Unido perderam o ímpeto pelo terceiro mês consecutivo em outubro, acrescentando aos sinais de que a economia britânica está tendo um final de ano fraco, já que os juros altos e as pressões sobre o custo de vida pesam sobre a demanda.

O Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do S&P Global/CIPS subiu para 49,5 em outubro, em comparação com a mínima de oito meses registrada em setembro, de 49,3, permanecendo abaixo do nível de 50, que separa o crescimento da contração, pelo terceiro mês consecutivo.

A leitura final de outubro foi ligeiramente mais alta do que a leitura preliminar de 49,2 divulgada na semana passada.

O PMI composto — que inclui dados fracos do setor industrial de menor porte divulgados na terça-feira — subiu de 48,5 em setembro para 48,7.

“Os indicadores prospectivos da pesquisa sugeriram que os provedores de serviços continuarão beirando a recessão”, disse Tim Moore, diretor de economia da S&P Global.

“Uma desaceleração superficial na atividade do setor de serviços do Reino Unido persistiu em outubro, com as empresas lutando para progredir em um cenário de piora das condições econômicas domésticas e orçamentos familiares apertados.”

O volume de novos pedidos caiu pelo ritmo mais rápido deste ano, refletindo a fraca demanda doméstica, embora os pedidos internacionais dos Estados Unidos e do Oriente Médio tenham sido fortes.

O Banco da Inglaterra manteve os juros em 5,25%, o maior nível em 15 anos, na quinta-feira, e rejeitou sugestões de que faria cortes em breve, apesar de prever um crescimento zero em 2024, abaixo de suas expectativas de três meses atrás.

A inflação dos preços ao consumidor britânico de 6,7% em setembro foi a mais alta de todas as grandes economias avançadas, embora o banco central tenha previsto que ela cairia para 4,8% em outubro.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.