Home Economia e Política Empresas investigadas na Lava Jato e Zelotes equivalem a 14% do PIB

Empresas investigadas na Lava Jato e Zelotes equivalem a 14% do PIB

por Redação Dinheirama
0 coment√°rio

As empresas ‚Äúoficialmente‚ÄĚ envolvidas nas opera√ß√Ķes Lava Jato e Zelotes equivalem a cerca de 14% do PIB brasileiro.

Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S√£o Paulo, as 32 companhias com a√ß√Ķes abertas na Justi√ßa Federal ou com inqu√©ritos p√ļblicos nas duas opera√ß√Ķes da Pol√≠cia Federal, t√™m uma receita combinada de aproximadamente R$ 760 bilh√Ķes, o que, segundo analistas, d√° uma ideia dos efeitos que as investiga√ß√Ķes sobre corrup√ß√£o podem ter sobre a economia brasileira.

Os efeitos da Lava Jato sobre as empresas foram devastadores ‚Äď muitas companhias, sobretudo fornecedoras da Petrobr√°s, quebraram, e outras entraram em recupera√ß√£o judicial. Grandes grupos est√£o vendendo ativos e com dificuldade de refinanciar suas d√≠vidas.

Cerca de 1 milh√£o de trabalhadores foram demitidos ao longo dos √ļltimos meses, de acordo com estimativa da For√ßa Sindical. A Central √önica dos Trabalhadores (CUT) calcula cerca de 140 mil cortes somente na √°rea da constru√ß√£o.

Fontes do setor de óleo e gás dizem que a Petrobrás eliminou mais de 170 mil vagas. A Odebrecht cortou cerca de 50 mil pessoas desde 2014.

Decreto de calamidade p√ļblica do Rio complica renegocia√ß√£o com Estados

O decreto de calamidade p√ļblica do Rio de Janeiro em raz√£o da crise econ√īmica, anunciado nesta sexta-feira (17), pode comprometer a negocia√ß√£o da d√≠vida de outros Estados com o governo federal.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), pretendia conversar sobre os débitos com os governadores de todo o país em reunião marcada para esta segunda (20) no Palácio do Planalto.

Nas palavras de auxiliares do peemedebista, por√©m, o an√ļncio do Rio pode emperrar os acordos, j√° que n√£o h√° recursos da Uni√£o para socorrer todos os Estados.

A ideia inicial de Temer era anunciar uma “negocia√ß√£o gen√©rica da d√≠vida” entre governo federal e os Estados e avaliar os casos mais graves para que tivessem um tratamento especial, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Infraestrutura no Brasil é deplorável

O mercado de construção no Brasil é fechado, o que facilita a formação de cartéis e corrupção. O diagnóstico, razoavelmente conhecido no país, vem dessa vez do Banco Mundial, órgão internacional que financia projetos de desenvolvimento.

“As empreiteiras aqui est√£o sossegadas”, afirmou Paul Procee, diretor para infraestrutura do Banco Mundial no Brasil, que chegou recentemente da China.

O banco terminou no in√≠cio deste ano um diagn√≥stico sobre o pa√≠s para basear sua pol√≠tica de relacionamento com o Brasil para os pr√≥ximos quatro anos, apontando que ser√° necess√°rio resolver problemas no setor de infraestrutura ‚Äďclassificado como “deplor√°vel” no documento‚Äď se quiser de fato voltar a ter participa√ß√£o de estrangeiros nesses projetos.

As barreiras para a entrada de estrangeiros no mercado de infraestrutura s√£o muitas, e com a constante mudan√ßa de regras na econ√īmica do pa√≠s, o interesse estrangeiro pelo seguimento segue baixo.

Mercado financeiro

A expectativa do mercado continua voltada para a definição sobre a saída, ou não, do Reino Unido da União Europeia. Aqui no Brasil, possíveis novos desdobramentos da crise política.

O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de Valores de São Paulo, operava às 12h04 em alta de +2,28% com 50.667 pontos, enquanto o dólar caia -1,08% negociado a R$ 3,38.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.