Home Finanças Pessoais Empréstimo para construção: o que é e como pedir

Empréstimo para construção: o que é e como pedir

Existem algumas formas de empréstimo, ou crédito, com finalidades mais específicas dentro deste universo da construção

por Blog do Serasa
3 min leitura
Construção Civil, Caged, emprego

Construir uma casa é uma forma de conquistar o imóvel próprio e ainda planejar e executar todos os detalhes da obra da maneira que se imagina. Para tornar esse investimento uma realidade, é possível fazer um empréstimo para esse fim.

Saiba como funciona o empréstimo para construção, quais são as opções disponíveis atualmente e como o consumidor pode solicitá-lo, a seguir.

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

O que é um empréstimo para construção

O empréstimo para construção pode envolver diferentes formas de crédito, desde um crédito sem finalidade definida, onde a pessoa define como gastar o valor, até processos que envolvam linha de crédito imobiliário.

Esta última é destinada à construção ou reforma de unidade habitacional individual e define exatamente como o credor deve investir o dinheiro concedido.

Quem pode solicitar um empréstimo para construção?

Um empréstimo, ou linha de crédito, para construção é ideal para quem:

já possui um terreno e quer construir sua casa em terreno próprio, do seu jeito;

tem vontade de comprar um terreno para construir sua casa;

quer reformar seu imóvel;

sabe o quanto custa construir uma casa e se planejou concluindo que precisará financiar parte do valor gasto na construção ou reforma do seu imóvel.

Determinadas linhas de crédito, como as da Caixa, definem que o financiamento só pode ser realizado por pessoa física para construção ou reforma de imóvel residencial para moradia própria.

Nesses casos, a construção não deve incluir empreendimento para comercialização.

<<< ASSISTA A UM CURSO GRATUITO DE FLÁVIO AUGUSTO >>>

Tipos de empréstimos disponíveis para construção

Existem algumas formas de empréstimo, ou crédito, com finalidades mais específicas dentro deste universo da construção. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece quatro modalidades de financiamento para construção ou reforma de imóveis. São elas:

aquisição de terreno e construção;

construção em terreno próprio;

conclusão (somente imóvel com finalidade habitacional pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – FGTS);

reforma com ou sem ampliação.

Esses formatos indicam o objetivo específico daquele empréstimo. Por isso, a pessoa que escolher um empréstimo, ou financiamento, para construir um imóvel em terreno próprio só pode utilizar o valor liberado para este fim específico e não para uma reforma, por exemplo.

Cimento, construção cívil
(Imagem: Pixabay/@Life-Of-Pix)

Essas linhas abrangem, inclusive, famílias que podem ser contempladas pelas taxas de juros e outros benefícios especiais de programas como o Minha Casa Minha Vida.

Como comparar taxas e condições de empréstimo

Para fechar negócio é preciso já ter feito uma análise criteriosa de gastos, incluindo as taxas e as condições de empréstimo para construção. Para isso, as simulações de financiamento são parte fundamental do processo. Além disso, é preciso anotar cada taxa de cada instituição para conseguir compará-las antes de escolher.

Algumas das taxas de um empréstimo para construção que devem ser levadas em conta neste comparativo final são:

-taxa de juros: que varia de banco para banco (por exemplo, para esse financiamento o Bradesco tem taxa de juros entre 10,99% a 12% ao ano);

-taxa do estudo: é feita para avaliar a viabilidade da obra, ou do próprio imóvel para identificar seu valor e viabilidade de utilização do bem como garantia da operação;

-tarifa de administração de contrato;

-taxas de registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis, entre outros.

Etapas para empréstimo para construção

  1. Pesquise: busque opções de instituições bancárias que oferecem crédito para construção imobiliária.
  2. Faça uma simulação: procure saber se a instituição bancária que está procurando tem uma simulação online. Se sim, faça e analise os resultados.
  3. Analise a proposta: com os resultados de simulação, confira se os dados como prazo de pagamento, valor liberado de financiamento, entre outros, estão de acordo com a sua realidade. Se não estiverem, faça reajustes necessários incluindo abaixar o valor gasto na obra.
  4. Confira a documentação: saiba a documentação necessária para obter o crédito solicitado, vistoria e avaliação do imóvel e do terreno.
  5. Levante os documentos: reúne as informações e documentação necessária.
  6. Assine o contrato: com as análises feitas e documentação aprovada, leia e assine o contrato da instituição escolhida.
  7. Receba o acompanhamento da obra: instituições bancárias, como a Caixa, costumam realizar vistorias para verificar a evolução da obra. Conforme as visitas, o crédito é liberado para cada execução da etapa de obra prevista em cronograma.

Dicas para aprovação do seu empréstimo para construção

tenha um planejamento financeiro de longo prazo;

pesquise as diferentes formas de empréstimo para construção e escolhe a que se encaixa na sua realidade;

faça um levantamento de todos os documentos e formulários necessários para pedir o empréstimo;

tenha todos os documentos oficiais em mãos, incluindo documentos pessoais originais;

procure um Responsável Técnico (RT) com experiência nesse tipo de obra com financiamento habitacional envolvido;

procure opções em diferentes instituições bancárias;

priorize as instituições bancárias onde já tem conta e relacionamento.

Por fim, uma sugestão para além da aprovação do crédito, mantenha reservas financeiras para cobrir possíveis imprevistos que podem acontecer, como tempo de obra maior do que o esperado.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.