Viver essa vida de startup não é sempre a história de sucesso que você sonhou que seria. Há muito trabalho, tempo gasto aprendendo habilidades que você nunca achou que fosse precisar e também pedindo ajuda (e dinheiro) por aí.

Depois de lançar sua startup, você rapidamente percebe: “Caramba, há uma tonelada de coisas para fazer! Eu estou totalmente sufocado agora”.

Claro, você pode tentar fazer tudo, mas provavelmente acabaria exausto e desanimado. Por quê? Sem a ajuda de outros que possuem as habilidades que você não tem, é impossível fazer seu negócio alcançar um potencial máximo.

Basicamente, você precisa de ajuda. Mas e agora? Como uma startup, as pessoas não estão batendo à sua porta, pedindo para se juntarem a você. Essas pessoas estão procurando vagas no Google e Facebook. Você precisa de talento, mas não sabe realmente como encontrar isso.

Então como você encontra esses seres mágicos que tem os mesmos talentos que você está procurando? Você para de fazer o que não está funcionando e começa a substituir essas estratégias ineficazes por estratégias viáveis e sólidas.

Eu tenho sido privilegiado por trabalhar com muitas startups e eu vejo muitos erros sendo cometidos. Eu escrevi este artigo porque quero compartilhar os erros que eu venho observando e ajudar você a evitá-los.

Felizmente, eliminando estes esforços, você será capaz de encontrar um talento espetacular.

Leitura recomendada: 5 lições de Jorge Paulo Lemann para atingir o sucesso

Motivo #1: Você está procurando nos lugares errados

Esta é a opção mais provável: você está procurando talentos em todos os lugares errados.

A internet tem cerca de um bilhão de ferramentas online para encontrar empregados, que facilitam a triagem através de todos esses candidatos incrivelmente talentosos.

Claro, postar em muitos sites vai criar uma melhor chance de encontrar pessoas, mas você pode estar perdendo o seu tempo se seus métodos não estão atraindo as pessoas certas.

Há zero valor em 100 currículos, quando você está procurando nos lugares errados. Quando você estiver procurando um recurso para encontrar bons candidatos, aqui estão algumas coisas que serão úteis:

  • Decida se você quer fazer uma contratação presencial em período integral ou se você quer terceirizar as tarefas para um freelancer. Isto simplifica o processo e pode te levar a um lugar como o Upwork para encontrar um talento de maneira fácil e acessível;
  • Não tenha medo de mostrar o potencial de seu negócio (sem soar como um idiota, é claro) e os benefícios de trabalhar em uma startup. Sendo honesto sobre a grandiosidade do potencial da sua startup, você ajudará a atrair melhores talentos;
  • Não julgue alguém só pelo seu histórico de trabalho, mas também pelo seu potencial de crescimento. Às vezes, o candidato superexperiente pode trazer atitudes erradas e velhos hábitos que não funcionam em sua nova empresa;
  • Prepare um processo sólido e pergunte ao seu novo contratado o que ajudaria vocês a fazer o melhor em suas funções. É possível contratar alguém que é muito talentoso, mas eles “falham” porque eles não foram treinados para fazer o serviço corretamente.

Não esqueça do poder do “boca a boca”. Não hesite em perguntar aos seus amigos, contatos de trabalho do presente e do passado ou uma outra pessoa em quem você confie.

eBook gratuito recomendado: Freelancer: Liberdade com muito trabalho e resultados

Motivo #2: Você está perdendo seu tempo no networking

Eu não estou dizendo que networking não é essencial para ter um negócio bem-sucedido e encontrar pessoas certas, mas muita ênfase tem sido colocada nisso nos últimos anos.

A verdade é que 99% do networking é uma perda de tempo. Quando você deposita toda a sua esperança em um networking você acaba guardando muita energia se preocupando com as primeiras impressões, onde você arruína a primeira impressão real das pessoas sobre você.

Então, como você encontra pessoas sem perder seu tempo em todos esses encontros?

Quando você estiver em um desses eventos, não se incomode em tentar encontrar todas as pessoas. Uma ou duas conversas significativas (elas não precisam ser sobre trabalho!) são maneiras muitom ais valiosas do que colecionar cartões de empresas.

Networking não é sempre o melhor jeito de encontrar um candidato, mas pode expandir sua abrangência social para direções certas.

Vídeo recomendado: Dinheirama PITCH #6: Neil Patel, da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics

Motivo #3: Você já tem a pessoa certa, mas está lutando com expectativas, delegação ou micro gerenciamento

Pode parecer como se você estivesse preso fazendo todo esse trabalho porque, bem, você simplesmente está assim. Você pode estar micro gerenciando tudo e não percebendo isso.

Aqui está a tragédia real: você já tem o talento certo e as pessoas no lugar e a falta real é você, o gerente. É duro, eu sei. Micro gerenciamento é uma enorme barreira para superar.

Perder o controle de um projeto pode ser bem difícil, especialmente se é sua própria startup. O risco é esse: mesmo com as melhores intenções, você deve fazer coisas mais difíceis para criar uma agitação extra.

Pior ainda, se você tentar fazer tudo por conta própria, você vai ficar exausto e então será muito difícil conseguir manter o trabalho em níveis satisfatórios e atingindo os resultados desejados.

O desenvolvimento do funcionário é outra questão. Você pode não contratar um milagre para trabalhar imediatamente, mas você pode ajudar essa pessoa a se desenvolver. Pode levar alguns meses, mas com tempo e esforço você pode ajudá-la a crescer de maneiras surpreendentes.

Se você está preso em um ciclo constante de rotatividade de funcionários ou se sente como se precisasse de um milhão de revisões para ter qualquer coisa feita, você pode ser o problema. Largar o controle pode ser difícil, mas no final fará o trabalho de todos mais fácil.

Gosta de vídeos? Aprenda mais: TV Dinheirama – Você no comando do seu dinheiro

Conclusão

Contratar o empregado certo pode ser uma tarefa surpreendentemente difícil. Contudo, se você aprender como vender a posição, se você colocar tempo na construção de seu network de uma maneira que é vantajosa e se você se esforçar para criar um ótimo ambiente de trabalho, as pessoas certas encontrarão o caminho até você.

Quais características você procura em um funcionário ou um parceiro ideal?

Neil Patel
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários