Home Finanças Pessoais Enel: como negociar dívida com a empresa

Enel: como negociar dívida com a empresa

A Enel é uma das principais empresas de distribuição de energia elétrica do Brasil

por Blog do Serasa
0 comentário
Enel

A Enel é uma das principais empresas de distribuição de energia elétrica do Brasil. Está presente em 30 países, de cinco continentes distintos, com uma rede que alcança até dois milhões de quilômetros. Confira neste artigo como negociar dívida com a Enel por meio do Feirão Serasa Limpa Nome e outras maneiras

Como negociar dívida da Enel no Feirão Serasa Limpa Nome

A Serasa organiza todos os anos o Feirão Limpa Nome. Em 2023 o evento vai de 30 de outubro a 30 de novembro, e é possível participar de diversas formas:

  •         ●    em tendas e postos de atendimento físicos em 5 cidades brasileiras;
  •         ●    em uma das mais de 6.000 agências dos Correios espalhadas pelo país;
  •         ●    sem sair de casa, de forma 100% online no site ou aplicativo da Serasa.

Nesta edição, mais de 500 empresas estão participando do evento, um recorde da história do Feirão Limpa Nome (que já teve outras 29 edições).

Entre esses parceiros está a Enel. Por isso, quem tem dívida com a empresa pode aproveitar o Serasa Limpa Nome para tentar renegociar o débito.

Confira as notícias do Feirão no site oficial do evento.

Vantagens de renegociar dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome

Algumas das principais vantagens de renegociar os débitos no Feirão Serasa Limpa Nome são:

  •         ●    Os descontos podem chegar a 99%.
  •         ●    As opções de parcelamento podem chegar a 72 vezes. 
  •         ●    Possibilidade de pagamento por boleto ou Pix (opção que, em caso de dívida negativada, tira a restrição na hora – sujeito à disponibilidade da empresa parceira).
  •         ●    Atendimento presencial nas tendas do Feirão Limpa Nome em Campinas (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Moradores de outras localidades podem consultar e negociar as ofertas em uma das mais de 6.000 agências dos Correios espalhadas pelo país.
  •         ●    Empresas participantes do Programa Desenrola Brasil oferecem os mesmos descontos no Feirão Serasa Limpa Nome 2023 para pagamento à vista.

Passo a passo da negociação de dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome

São estas as etapas necessárias para negociar no Feirão:

  1. Consulta de dívidasOs consumidores acessam a plataforma do Serasa Limpa Nome ou vão às tendas físicas e obtêm informações detalhadas sobre os valores devidos e as empresas credoras. Nesse momento verificam também se há ofertas de acordo, o valor do desconto e as condições de pagamento. 
  2. Ofertas personalizadasAs empresas participantes do Feirão Limpa Nome trazem ofertas personalizadas, que podem incluir descontos de até 99% sobre o valor original da dívida, além de opções de parcelamento em até 72 vezes. 
  3. Negociação Uma vez identificadas as ofertas, os consumidores podem verificar as opções de parcelamento, se preferem pagar à vista e escolher a forma de pagamento (Pix ou boleto).  
  4. Formalização dos acordosApós a aceite do acordo, todas as informações sobre ele ficam registradas na plataforma do Serasa Limpa Nome, com valor, forma de pagamento, número de parcelas, data de vencimento e todas as demais condições acordadas por ambas as partes.
  5. Pagamento e regularizaçãoAgora é fundamental manter o pagamento do acordo feito, conforme os termos definidos. Caso seja um acordo para uma dívida negativada, após o pagamento, em no máximo cinco dias úteis a dívida sairá do cadastro de inadimplentes da Serasa. No caso de pagamento por Pix, a baixa da dívida pode ser imediata.Isso também acontece em acordos parcelados: após o pagamento da primeira parcela a restrição sai do CPF do consumidor. Lembre-se de manter as parcelas em dia, pois a quebra do acordo poderá levar a uma nova negativação. 

Como negociar dívida com a Enel diretamente com a empresa

Além de aproveitar o Feirão Serasa Limpa Nome para organizar os débitos com a Enel, é possível também negociar os valores em aberto diretamente com a empresa.

Geralmente a Enel oferece a possibilidade de parcelamento de dívidas. O parcelamento pode ser feito de diversas formas, dependendo do valor e da situação financeira do consumidor. Por vezes também são feitas campanhas com condições de parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes (com juros reduzidos em relação aos praticados no atraso da conta de luz).

Para saber se existe alguma campanha em andamento na Enel ou ter mais informações sobre o parcelamento da dívida, é necessário acessar o site ou o aplicativo da companhia elétrica e verificar as condições oferecidas.

Em São Paulo, as negociações podem ser feitas da seguinte forma:

  1. Acesse a Agência Virtual: informe as credenciais de acesso (e-mail e senha previamente cadastrados). Se este for o primeiro acesso, basta registrar as informações pessoais. Para isso, tenha em mãos o número de cliente e o CPF do titular da conta. 
  2. Na lista de serviços disponíveis, escolha a opção de parcelamento. Essa opção pode ser encontrada na barra lateral esquerda da página. É importante destacar: as condições de parcelamento estão disponíveis somente para consumidores com contas em atraso por mais de 90 dias (no caso de São Paulo). 
  3. O consumidor deve selecionar a alternativa que melhor se adequa à sua situação financeira. É necessário pagar uma entrada mínima equivalente a 15% do valor total da dívida. O valor restante pode ser parcelado em até 7 vezes, com a aplicação de juros sobre o financiamento.

Por que é importante regularizar as dívidas?

No Brasil, de acordo com dados de setembro de 2023 do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, 71,8 milhões de brasileiros estavam inadimplentes.

Seja com a Enel ou com qualquer outra empresa, ter contas não pagas costuma ser um grande problema para a maioria das pessoas, tanto na vida financeira quanto no psicológico.

A pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, produzida pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, revelou que 83% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas e 61% viveram ou vivem sensação de “crise e ansiedade” ao pensar no débito.

Para além dos efeitos psicológicos, no caso específico de contas de luz, a inadimplência pode levar à interrupção e até suspensão no fornecimento de energia.  

Como não se endividar novamente após fazer uma renegociação

Depois de renegociar os débitos é muito importante tomar alguns cuidados para se manter longe das dívidas. Os principais são:

  • ●     Assumir uma parcela na renegociação de dívidas que realmente caiba no orçamento, de forma confortável.
  • ●     Utilizar uma planilha de finanças pessoais para ter visibilidade sobre as entradas e saídas do orçamento mensal e entender qual é o valor de parcela.
  • ●     Pagar as parcelas da negociação em dia, para não lidar com novos juros por conta de atrasos.
  • ●     Consumir com consciência, comprando só o que for necessário.
  • ●     Planejar as novas compras e pesquisar antes de adquirir novos produtos ou serviços.
  • ●     Redobrar os cuidados com o cartão de crédito nesse momento.

Aproveite o Feirão Serasa Limpa Nome

Renegocie as suas dívidas com até 99% de desconto no Feirão Serasa Limpa Nome. São mais de 523 empresas parceiras trazendo condições imperdíveis, como parcelamento em até 72x e pagamento por Pix.

Para negociar online, siga o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo. Informe seu CPF e Senha.
  • ●     Confira as ofertas disponíveis para uma ou mais dívidas e clique em Negociar.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!

Para quem quiser negociar presencialmente, o Feirão também acontece nas cidades de São PauloSalvadorRio de Janeiro e Recife e em agências dos Correios espalhadas pelo Brasil

Acesse o site do Feirão Limpa Nome para conferir todas as novidades do evento.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.