Home Empresas Energia solar bate dois recordes em junho

Energia solar bate dois recordes em junho

O sol que tanto castigou o nosso povo agora representa um tempo de mudanças e oportunidades para o Brasil

por Agência Gov
0 coment√°rio

O Brasil alcançou dois novos recordes na geração de energia solar em junho de 2024. As marcas de 9.598 MW e 9.760 MW foram registradas nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente, no subsistema Nordeste, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgados nesta quarta-feira (03/07).

A mais alta correspondeu a 84,5% da demanda de energia na regi√£o naquele momento. O maior registro anterior havia ocorrido em maio.

‚ÄúO sol que tanto castigou o nosso povo agora representa um tempo de mudan√ßas e oportunidades para o Brasil, seja para a renovabilidade das nossas matrizes, ou para a constru√ß√£o de transi√ß√Ķes energ√©ticas justas e inclusivas, gerando energias limpas, emprego e renda para nossa popula√ß√£o‚ÄĚ, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Ao todo, segundo o ONS, foram registrados oito recordes na geração solar somente em 2024.  Seis deles no subsistema Nordeste e outros dois no Sistema Interligado Nacional (SIN), em janeiro e março.

No acumulado de 2024, a capacidade de geração de energia elétrica total do Brasil cresceu 7.946 megawatts (MW), segundo dados disponibilizados pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

As usinas solares fotovoltaicas representaram 73,5% da potência acrescentada, incluindo a expansão na modalidade de geração distribuída РGD.

Atualmente, a pot√™ncia instalada total do Brasil √© de 233.044MW, com 86,4% de participa√ß√£o de fontes renov√°veis. Ainda de acordo com as informa√ß√Ķes divulgadas, entraram em opera√ß√£o 157 novos empreendimentos de gera√ß√£o de energia no ambiente centralizado neste ano, 71% deles na regi√£o Nordeste.

Em relação à Geração Distribuída, foram adicionadas 290.140 unidades geradoras, majoritariamente a partir da fonte solar fotovoltaica.

Informa√ß√Ķes da Aneel mostram que atualmente existem 21.224 usinas fotovoltaicas instaladas no Brasil, com outras 2.641.323 de unidades de gera√ß√£o solar na modalidade de GD,¬† totalizando uma capacidade instalada de gera√ß√£o de energia el√©trica de 43,6 GW, cerca de 18,7% do total do pa√≠s.

Esse valor coloca a energia solar como a segunda maior fonte de energia do país, em termos de potência instalada.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.