Home Comprar ou Vender Energisa está em tendência de alta e é hora de comprar, diz Banrisul

Energisa está em tendência de alta e é hora de comprar, diz Banrisul

Empresa não possui graves problemas operacionais que coloquem suas concessões em risco, explica analista

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Energisa

As ações da Energisa (ENGI11) foram incluídas na carteira recomendada mensal do Banrisul, mostra um relatório enviado a clientes. Os ativos do Alibaba (BABA34) abriram espaço para a entrada da empresa do setor elétrico.

Segundo o analista Guilherme Volcato, a empresa distribui energia elétrica por todas as regiões do Brasil e integra um setor tradicional, com demanda inelástica e reposição pela inflação.

“Possui como fator de risco a seca que assola grande parte do país, mas que não chega a inviabilizar o seu negócio. Fazia tempo que não tínhamos uma empresa deste segmento”, pontua.

Volcato lembra que, diferentemente da Light (LIGT3), última do setor em seu portfólio, a Energisa não possui graves problemas operacionais que coloquem suas concessões em risco.

“Assim, pode ser uma boa opção para investidores que focam em dividendos. Em condições normais, os melhores segmentos para este público alvo investir são: energia elétrica, bancos e saneamento”, destaca.

Análise gráfica mensal da Energisa

Energisa
(Imagem: Banrisul)

Para Volcato, o ativo está em tendência de alta no longo-prazo.

“O candle de janeiro/24 foi interessante: ele ao mesmo tempo renovou a máxima-histórica e sinalizou um movimento de reversão, que pode levar a um teste da LTA (atualmente nos R$ 40)”, destaca.

Ele explica que as ações da Energisa possuem um gap aberto (gráfico diário) próximo dos R$ 30 (logo no início da pandemia).

“No entanto, seu eventual fechamento só ocorreria num improvável cenário caótico. Embora as Small Caps estejam sofrendo muito, os Índices setoriais que esta empresa integra (IDIV, UTIL e IEEX) têm performado melhor que o Ibovespa, uma vez que possuem baixa sensibilidade às taxas de juros”, ressalta.

Por fim, Volcato explica que, diferentemente das demais indicações, o objetivo não é buscar ganhos exponenciais, mas proteger o portfólio num momento de tanta incerteza no Brasil.

“Ao mesmo tempo, colocamos uma alternativa que pode ser atrativa para investidores com perfil ‘menos’ arrojado e ter uma opção de troca caso no futuro outras alternativas mais voláteis apresentem desvalorização (muito) superior”, diz.

Veja a carteira recomendada

Carteira 68186
(Imagem: Banrisul)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.