Home Finanças Pessoais Entenda o papel do broker no mercado financeiro

Entenda o papel do broker no mercado financeiro

O sistema permite que o investidor possa monitorar o desempenho das a√ß√Ķes, conferir cota√ß√Ķes e negociar ativos

por Blog do Serasa
3 min leitura

O termo¬†broker¬†ficou mais conhecido nos √ļltimos anos, com a¬†populariza√ß√£o do mercado de a√ß√Ķes. Um broker √© uma organiza√ß√£o ou pessoa que atua em negocia√ß√Ķes fazendo a ponte entre quem quer vender e quem quer comprar.

Entenda como atua esse profissional no mercado financeiro e como ele pode auxiliar quem quer investir.

O que é broker

Na tradu√ß√£o do ingl√™s, a palavra broker significa corretor ou intermedi√°rio. √Č uma organiza√ß√£o ou um agente que faz o papel de conectar quem quer vender e quem quer comprar, facilitando negocia√ß√Ķes.

√Č a fun√ß√£o do corretor de im√≥veis e do corretor de seguros, por exemplo. No mercado de a√ß√Ķes, o profissional que atua nas corretoras financeiras ficou conhecido pela express√£o em ingl√™s.

Por isso, no Brasil, quando alguém fala em broker, normalmente está se referindo a um operador de corretora de valores.

Qual o papel do broker no mercado financeiro

No¬†mercado de a√ß√Ķes, pessoas f√≠sicas ou jur√≠dicas que querem investir n√£o t√™m acesso direto √† bolsa de valores. O agente ou institui√ß√£o autorizado a intermediar essas opera√ß√Ķes √© o broker, indispens√°vel nas negocia√ß√Ķes.

Uma corretora de valores, portanto, j√° √© um broker por significado. No dia a dia do mercado financeiro, √© chamado de broker o profissional que atua na mesa de opera√ß√Ķes da corretora.¬†

Ele participa da compra e venda de a√ß√Ķes e age como uma esp√©cie de consultor, organizando a negocia√ß√£o e auxiliando no processo de investimentos dos clientes.

O broker est√° sempre ligado a uma corretora e √© remunerado por comiss√£o, proporcional √†¬†rentabilidade das transa√ß√Ķes¬†dos clientes. A atua√ß√£o do broker tem as seguintes fun√ß√Ķes:

Busca da negociação mais lucrativa.

Assessoria de investimentos.

Execução de ordens no sistema da bolsa.

An√°lise de mercado.

Atendimento ao cliente.

Como ser um broker

No Brasil, a carreira de broker exige um certificado especial e conhecimento do mercado financeiro.¬†N√£o √© preciso ser graduado no ensino superior, mas √© fundamental ter a Certifica√ß√£o de Agente Aut√īnomo de Investimentos (AAI).

Para o certificado, √© necess√°rio fazer um curso espec√≠fico e ser aprovado em um exame da Associa√ß√£o Nacional das Corretoras e Distribuidoras de T√≠tulos e Valores Imobili√°rios, C√Ęmbio e Mercadorias (ANCORD).

A prova √© composta por 80 quest√Ķes objetivas ligadas ao mundo dos investimentos, e √© preciso acertar pelo menos 70%.

O que é um home broker

Hoje a maior parte das corretoras financeiras d√° aos investidores acesso ao home broker: uma¬†plataforma digital que permite a compra e venda de ativos. Dessa forma, uma pessoa f√≠sica pode fazer negocia√ß√Ķes de casa.

O sistema permite que o investidor possa monitorar o desempenho das a√ß√Ķes, conferir cota√ß√Ķes e negociar ativos.

A corretora de valores continua como intermediadora financeira, mas pelo site da corretora o cliente tem autonomia para emitir ordens de compra e venda.

Essa ferramenta, no entanto, √© indicada para os correntistas que est√£o mais familiarizados ao mercado de a√ß√Ķes. 

Para quem está começando a investir e não quer operar sozinho, a indicação é começar pelo sistema chamado mesa de operação, gerenciado por um broker da corretora o profissional que dá suporte ao cliente na avaliação de riscos.

Qual a diferença entre um broker e um dealer?

Dealer √© outro termo do mercado financeiro, que tem diferentes significados no Brasil e nos Estados Unidos. L√°, o dealer se refere a uma pessoa ou empresa que faz negocia√ß√Ķes na bolsa por conta pr√≥pria.

No Brasil, dealer √© a institui√ß√£o que trabalha como intermedi√°ria do Banco Central no mercado aberto. S√£o bancos ou corretoras credenciados que atuam nas transa√ß√Ķes de t√≠tulos p√ļblicos que financiam o governo.

Essas negocia√ß√Ķes regulam a liquidez do mercado financeiro e influenciam a pol√≠tica monet√°ria do pa√≠s.

Como escolher uma corretora de valores

Para quem quer começar a investir e ter acesso ao suporte de um broker, o primeiro passo é escolher uma corretora de valores com credibilidade no mercado. Antes de abrir uma conta, é preciso pesquisar sobre a empresa:

Confira as taxas de manutenção e corretagem.

Avalie se a corretora oferece uma plataforma online intuitiva.

Pesquise sobre a reputação da empresa no mercado.

Verifique no site da Bolsa de Valores se a corretora é certificada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Entenda como funcionam os canais de atendimento.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.