Home Economia e Política Economia dos EUA não está superaquecida, diz Jerome Powell

Economia dos EUA não está superaquecida, diz Jerome Powell

"Continuamos empenhados em reduzir a inflação para o nosso objectivo de 2% e em manter as expectativas de inflação a longo prazo", disse

por Redação Dinheirama
3 min leitura

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta terça-feira que a independência do banco central norte-americano levou a bons resultados e deve ser mantida.

“O histórico é bastante claro” de que um banco central que opera fora de fatores e orientações políticas é “um bom arranjo institucional que atende bem ao público”, disse o titular do Fed a um comitê do Congresso dos Estados Unidos.

“Desde que se considere que ele atende bem ao público, é uma boa escolha”, disse Powell.

Banner MBA BARSI

“Continuamos empenhados em reduzir a inflação para o nosso objectivo de 2% e em manter as expectativas de inflação a longo prazo bem ancoradas. A restauração da estabilidade de preços é essencial para alcançar o emprego máximo e preços estáveis ​​a longo prazo. O nosso sucesso na concretização destes objectivos é importante para todos os americanos”, completou em seu discurso inicial.

Powell “ciente” dos riscos

“Esta não é mais uma economia superaquecida”, disse Powell em um painel do Congresso, acrescentando que “estamos bem cientes de que enfrentamos riscos bilaterais, e já há algum tempo”, que devem ser cuidadosamente equilibrados frente à política monetária.

Powell afirmou ainda que o mercado de trabalho parece estar “totalmente de volta ao equilíbrio”, observando que “à medida que fazemos mais progressos na inflação e o mercado de trabalho permanece forte”, os cortes nas taxas de juros farão sentido em algum momento.

Ações futuras

“Hoje não enviarei nenhum sinal sobre o momento de quaisquer ações futuras”, disse Powell em resposta a uma pergunta de um senador sobre quando o Fed provavelmente reduziria as taxas de juros. A observação veio durante o primeiro dos dois dias de depoimento de Powell ao Congresso.

Aumento de capital

Powell disse ainda que a visão “fortemente defendida” pelo conselho da instituição é de que os reguladores bancários deveriam buscar um feedback adicional sobre o esforço para elevar o capital dos bancos.

Powell disse que o Fed, a Corporação Federal de Seguros de Depósitos e o Gabinete do Controlador da Moeda fizeram progressos significativos para refinar a proposta chamada de “Fim do Jogo Basileia III”, que revisaria a forma como os maiores bancos do país avaliam o risco e quanto de capital eles deveriam guardar.

Mas o chair do Fed disse que as agências ainda estão pensando em como prosseguir com o esforço e se devem finalizar a regra para que ela entre em vigor, ou reservar algum tempo para solicitar mais feedback das instituições. Powell apoiou esta última alternativa, embora tenha observado que as outras agências ainda não estavam de acordo com a abordagem.

Banner MBA BARSI

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.