Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Equinor inicia operações de usina solar de 531 MW no Rio Grande do Norte

Equinor inicia operações de usina solar de 531 MW no Rio Grande do Norte

O complexo produzirá anualmente 1,2 terawatt-hora (TWh) de eletricidade, aumentando em 30% a produção de energia renovável da Equinor no Brasil

por Reuters
3 min leitura
Equinor

A norueguesa Equinor informou nesta sexta-feira que começou a produzir energia na usina solar Mendubim, de 531 megawatts (MW) de capacidade instalada, localizada no Rio Grande do Norte.

Finclass Vitalício Quadrado

O complexo produzirá anualmente 1,2 terawatt-hora (TWh) de eletricidade, aumentando em 30% a produção de energia renovável da Equinor no Brasil.

Cerca de 60% da geração do parque foi contratada pela Alunorte, da Norsk Hydro, uma das maiores refinarias de alumina do mundo. O restante da produção será vendido no mercado de energia no Brasil, disse a Equinor.

Espera-se que o ativo entregue retornos entre 4% e 8%, dentro da faixa indicativa da companhia norueguesa para energias renováveis.

“Estamos trabalhando para construir um portfólio de energia elétrica rentável e relevante no Brasil. Nossa trading, Danske Commodities, vai gerenciar cada vez mais esse portfólio no mercado brasileiro, aproveitando suas capacidades de negociação e gestão de riscos de portfólio para maximizar a criação de valor”, disse em nota Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior de Onshore e Mercados dentro da divisão de Energias Renováveis da Equinor.

O projeto Mendubim é desenvolvido e operado como uma joint venture entre a Equinor, a Scatec e a unidade de energia renovável da Norsk Hydro, a Hydro Rein.

Os três parceiros têm uma participação econômica igual de 30% no projeto, enquanto a Alunorte detém os 10% restantes.

Finclass Vitalício Quadrado

A carteira de projetos renováveis da Equinor inclui três ativos em produção comercial: a usina solar Apodi de 162 MW (44%), a usina solar Mendubim de 531 MW (30%) e o parque eólico terrestre Serra da Babilônia 1, de 223 MW (100%). A companhia tem ainda um portfólio de mais de 1,5 GW para ser desenvolvido em usinas solares e eólicas pela subsidiária Rio Energy.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.