O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse que seu país precisa transformar os problemas legais do senador norte-americano Bob Menendez, um crítico de longa data de seu governo, em uma oportunidade para concretizar a compra de caças F-16, informou a imprensa turca nesta terça-feira.
“Menendez estar fora de cena é uma vantagem”, disse Erdogan a repórteres a bordo de um voo, depois que o poderoso senador foi acusado de receber suborno de três empresários de Nova Jersey.
Menendez, um democrata que deixou temporariamente o cargo de presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, há muito tempo tem se oposto à possível venda de caças F-16 para a Turquia e criticado o histórico de Erdogan em relação aos direitos humanos.
Ele prometeu permanecer no Congresso, negando qualquer irregularidade.
“Há vantagens em transformar essa situação em uma oportunidade”, disse Erdogan. “Não apenas em relação aos F-16, mas em todas as outras questões onde Menendez e aqueles com mentalidade semelhante estão realizando ações obstrutivas contra nós.”
Erdogan levantou a questão da ratificação pendente pela Turquia da candidatura de adesão da Suécia à Otan e disse que a Casa Branca também deve cumprir sua promessa sobre os F-16s.
“Esperamos uma resposta clara dos Estados Unidos sobre esse assunto agora. Esperamos obter o resultado positivo sem mais delongas”, disse.
A Turquia, membro da Otan, solicitou em outubro de 2021 a compra de 40 caças F-16 da Lockheed Martin Corp e 79 kits de modernização para seus aviões de guerra existentes. O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoia a venda de 20 bilhões de dólares.
O governo Biden está vinculando as vendas de caças F-16 para a Turquia à ratificação de Ancara à candidatura da Suécia para ingressar na Otan, disse Erdogan.
A Turquia ratificará a candidatura de Estocolmo se o governo norte-americano mantiver sua promessa sobre a venda dos F-16, acrescentou.