A Ericsson (ERIC; E1RI34) reportou nesta sexta-feira lucro e vendas acima do esperado no segundo trimestre, com a recuperação da demanda na América do Norte aumentando esperanças de uma recuperação da fraqueza do mercado como um todo.
A fabricante de equipamentos de telecomunicações e sua rival Nokia (NOK1; NOKI34) cortaram milhares de empregos e custos à medida que os clientes compram menos equipamentos de telecomunicações 5G.
Mas ambas as empresas estavam mais otimistas em abril, prevendo que a procura melhoraria gradualmente no final do ano.
“Esperamos que as condições de mercado continuem desafiadoras este ano, conforme o ritmo dos investimentos na Índia desacelera. No entanto, nossas vendas serão beneficiadas durante o segundo semestre pelas entregas contratuais na América do Norte”, disse o presidente-executivo, Börje Ekholm.
O resultado operacional ajustado (Ebita) caiu pela metade, para 4,05 bilhões de coroas, dos 8,21 bilhões de coroas do ano anterior, mas ficou 9,5% acima da estimativa de consenso citada pelo JP Morgan. Isso se deveu em grande parte ao aumento de 14% nas vendas na América do Norte.
As vendas da Ericsson encolheram 7%, para 59,9 bilhões de coroas, mas ficaram acima de previsões no mercado.
A margem bruta ajustada, por sua vez, aumentou para 43,9%, de 38,3% do ano anterior, com vendas se deslocam para o mercado dos Estados Unidos que tem margens mais elevadas.
A Ericsson está se beneficiando na América do Norte depois de ganhar um importante contrato para fornecer equipamentos à operadora móvel AT&T.