Home Carreira Escolha de bons líderes: o calcanhar de aquiles das empresas?

Escolha de bons líderes: o calcanhar de aquiles das empresas?

Uma empresa sem uma estrutura de líderes bem estabelecida pode ter seu desempenho diretamente afetado, comprometendo os resultados de maneira geral

por Bruno Monteiro
0 comentário
Liderança

Entre os desafios tradicionais na construção de uma empresa de sucesso, um dos temas mais discutidos entre empreendedores é como criar bons líderes.

Uma empresa sem uma estrutura de líderes bem estabelecida pode ter seu desempenho diretamente afetado, comprometendo os resultados de maneira geral.

O desenvolvimento de líderes foi o foco principal na terceira edição do podcast da Equity+, apresentado por Rodrigo Gianotto (Sócio do Grupo Primo e CEO da Equity+), com a participação de Chan Yuen, CEO da Veridiana Quirino Semijoias.

Assista ao episódio completo no player abaixo:

Identificando bons líderes

Chan Yuen foi fundador da Veridiana Quirino, uma empresa consolidada no ramo de semijoias em São Paulo. Diante do rápido crescimento da empresa, ele percebeu a necessidade latente de identificar líderes, o que permitiria ampliar a produção de maneira mais escalável e organizada.

Bons líderes estão diretamente conectados à cultura da empresa; eles são um reflexo de como a alta gestão trabalha, seja em relação a processos, planejamento estratégico ou até mesmo no crescimento da cultura entre os colaboradores.

A empresa também precisa deixar claro quais são as possibilidades de crescimento dentro da operação e quais caminhos podem levar aos próximos níveis. No entanto, a nomeação para a posição de líder pode depender mais do próprio colaborador do que da empresa em si.

Evitando o crescimento estagnado e profissionais desmotivados

Mesmo em operações mais modernas, com produtos digitais e a evolução da inteligência artificial cada vez mais próxima das operações empresariais, os resultados de uma empresa ainda dependem de pessoas comprometidas e líderes alinhados com as estratégias.

Chan Yuen participou do Equity+Negócios, uma imersão presencial e intensiva do Grupo Primo, um grupo com mais de 10 empresas em seu portfólio. Ele foi um dos mais de 1500 empresários de sucesso que tiveram seus negócios transformados após passarem pela imersão.

Você pode fazer parte da próxima turma do Equity+Negócios, que seleciona empresários que faturam acima de 1 milhão por ano, para terem mais de 20 horas de conteúdo presencial e prático, com estratégias usadas nos bastidores da construção das empresas do Grupo Primo.

Quero Alavancar Meus Negócios E Impulsionar A Cultura Da Minha Empresa

Como a transparência pode ajudar

Um dos pontos que pode contribuir para aprimorar o envolvimento das equipes nos resultados da empresa é a divulgação dos números relevantes. Em muitos casos, por envolver informações mais sensíveis, esse tópico ainda é um tabu para muitos empreendedores.

No entanto, é importante encontrar um equilíbrio nessa abordagem. Os dados revelados aos colaboradores da empresa precisam ser úteis, claros e devem contribuir para a estratégia de crescimento. Informações confidenciais ou que não tenham um impacto prático no negócio devem ser restritas aos sócios, diretores e alta gestão.

Assim, reuniões periódicas para compartilhar números de vendas e a evolução do crescimento são úteis para fomentar o “senso de dono” e aumentar a responsabilidade no papel dos membros da empresa.

A diferença entre líderes e gestores

Existe uma confusão entre gestores e líderes devido às suas atribuições de certa forma similares. Chan destaca a presença dos “guardiões da cultura” da empresa. Ele dá esse título para aquelas pessoas que são responsáveis por manter vivas as ideias da empresa e difundi-las entre os outros membros.

Enquanto a gestão se concentra nas tarefas, processos e resultados, a liderança abrange a inspiração, motivação e direção das equipes.

Um líder eficaz não apenas delega tarefas, mas também orienta, incentiva a inovação e cria um ambiente onde os colaboradores possam crescer e contribuir de forma significativa.

Você já teve um Brilliant Jerk na sua equipe?

Um erro comum cometido pelas empresas é definir um membro como líder apenas com base em seu desempenho passado ou habilidades técnicas, sem considerar suas habilidades de liderança.

O processo de encontrar um bom líder não envolve apenas habilidades técnicas, as chamadas “hard-skills”. Na verdade, líderes eficientes podem ter conhecimento técnico, mas também devem ter um bom desempenho em relação ao trabalho em equipe, comunicação e na gestão de pessoas.

Durante a conversa, eles discutem um conceito chamado de Brilliant Jerk, um termo criado para definir alguém que pode ter um bom desempenho produtivo ou um alto conhecimento técnico, mas que não consegue se relacionar bem e inspirar a sua equipe.

Chan compartilhou a sua visão sobre como lida com situações como essa:

“Não dá para mantê-la. Não é uma decisão fácil, porque essa pessoa está produzindo”, e ele enfatiza a importância de uma liderança exemplar, onde a própria estrutura cultural da empresa previne a permanência de profissionais com comportamentos que possam afetar negativamente a equipe como um todo.

Conheça o Equity+

Milhares de empresários de sucesso já participaram da imersão de 3 dias conduzida pelos líderes do Grupo Primo. Trata-se de uma imersão hands-on, com foco em ações práticas e na geração de resultados que podem impulsionar o seu negócio de forma definitiva.

Ao participar, você terá acesso a mais de 20 horas presenciais, dedicadas à evolução do seu negócio de modo prático e mão na massa, além da oportunidade de fazer networking com outros empreendedores de alto nível em turmas restritas e com vagas limitadas.

Quero Estruturar O Meu Negócio e Gerar Resultados Melhores Com O Equity+

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.