Home Carreira Como escrever uma proposta de valor (eficiente) para seu negócio

Como escrever uma proposta de valor (eficiente) para seu negócio

por Neil Patel
0 coment√°rio

O que faz a diferen√ßa entre um cliente em potencial comprar o seu produto ou comprar o produto de um concorrente? √Č o marketing? O seu nome atr√°s do produto? Depoimentos? Bem, sim. E n√£o.

Veja bem, o que realmente determina se o cliente vai comprar seu produto ou do seu concorrente é a proposta de valor dos dois produtos.

Se você está um pouco confuso sobre o que exatamente é proposta de valor e como criar uma que venda bastante, não se preocupe. Está tudo aqui.

O que é proposta de valor?

Uma proposta de valor é uma ideia simples: é a análise de custo-benefício que todo consumidor faz antes de comprar e que o motiva a comprar.

Qual √© a motiva√ß√£o deles para comprar? Considere motiva√ß√£o de compra como uma simples equa√ß√£o: ‚ÄúMotiva√ß√£o = Percep√ß√£o de Benef√≠cios ‚Äď Percep√ß√£o de Custo‚ÄĚ. √Č simples assim.

Se você quer mais clientes comprando, então você deve aprender como aumentar a percepção de valor e diminuir a de custo.

Ebook gratuito recomendado: Freelancer: Liberdade com muito trabalho e resultados

O que incluir na sua Proposta de Valor

Antes de me aprofundar em como você pode começar a criar sua proposta, vamos dar uma olhada no que a sua proposta deve incluir.

Uma proposta de valor realmente boa inclui de 4 a 5 elementos b√°sicos. Embora estes elementos em si sejam simples, otimiz√°-los para mostrar um valor m√°ximo e levar a uma convers√£o pode ser um desafio.

Veja como eu recomendo posicionar sua proposta de valor quando você colocar isso num website ou página.

1. Utilize um título grande

Como eu disse, básico, certo? Então, como fazer isso? O que você talvez não tenha se dado conta é que, escrever títulos intrigantes pode ser a parte mais difícil de toda proposta de valor. Pois você precisa intrigar o leitor e prepará-lo para comprar, explicando o seu produto em menos de uma frase.

Simples? Claro. F√°cil? N√£o.

2. Inclua um subtítulo

Agora que você já criou um título eficiente, é hora de expor um pouco a ideia principal com um subtítulo ou um pequeno parágrafo.

Lembre-se que voc√™ j√° obteve a aten√ß√£o do leitor atrav√©s do t√≠tulo. √Č hora de vender o produto explicando todos os benef√≠cios e tocando no ponto que realmente interessa. Seja breve, caso contr√°rio voc√™ perder√° o cliente.

3. Apresente uma atraente lista de benefícios

A terceira coisa que você deve incluir é uma atraente lista com todos os benefícios que seus clientes receberão ao comprar seu produto. Trabalhe fundo neles. Invista neles de modo que eles atinjam exatamente os pontos que seus clientes precisam que sejam resolvidos.

Se voc√™ n√£o sabe quais problemas seus clientes est√£o enfrentando, eu realmente sugiro a voc√™ que desconsidere este artigo desde o in√≠cio ‚Äď em vez disso, v√° ler sobre como executar pesquisas de mercado antes de criar um produto.

Vídeo recomendado: Conrado Navarro entrevista Neil Patel

4. Inclua alguns bons testemunhos (opcional)

Embora n√£o seja algo altamente necess√°rio, o c√©rebro do ser humano adora se sentir parte de algo maior. O uso (real) de testemunhos ir√£o te ajudar a convencer sobre a qualidade do produto. Use a t√°tica psicol√≥gica da comprova√ß√£o social para aumentar suas convers√Ķes.

5. Mostre um vídeo

Enquanto algumas propostas de valor dependam unicamente de imagens, muitas vezes um v√≠deo √© mais eficaz. V√≠deos te permitem ser reconhecido como mais que uma autoridade pelo seu p√ļblico.

Não precisa ser nada muito exagerado. Na verdade, é melhor que seja curto, de preferência que dure menos que 5 minutos. Resuma os seus principais pontos com muitos recursos visuais.

Como criar uma proposta de valor transparente

Agora que você entende a autonomia da proposta de valor no website ou nas páginas de destino (landing pages), é hora de discutir a coisa mais importante da proposta: transparência.

Voc√™ s√≥ tem alguns segundos para ganhar seu cliente antes que sua aten√ß√£o voe para o pr√≥ximo artigo ou objeto mais atraente. √Č crucial ser transparente e sucinto na sua oferta.

1. Elimine enfeites/exageros

Se existe alguma palavra que possa ficar de fora da sua proposta, deixe-a de fora. Palavras demais far√£o sua oferta ficar menos clara. E, pior, poder√£o confundir o consumidor e impedi-lo de comprar.

Por exemplo, observe a seguinte proposta do Kissmetrics: ‚ÄúDando o conhecimento que voc√™ precisa para tomar decis√Ķes melhores‚ÄĚ. Simples e claro.

E se fosse assim? ‚ÄúKissmetrics √© o numero um em recursos online para pessoas que procuram aperfei√ßoar holisticamente seu marketing online, melhorar seu rendimento maximizando convers√Ķes e impulsionar seus click-throughs‚ÄĚ.

¬†Esta vers√£o √© cheia de jarg√Ķes e explica√ß√Ķes desnecess√°rias. Enquanto a primeira vers√£o est√° clara e explica o que voc√™ precisa saber em apenas uma frase, a segunda descreve uma por uma, enchendo de confus√£o a cabe√ßa dos poss√≠veis consumidores.

Leitura recomendada: Empreendedorismo digital não é bem o que dizem por aí (chega de ideologia!)

2. Explique o que você está oferecendo

Voc√™ ter√° tempo o suficiente para convencer os clientes sobre tudo o que h√° de bom em seu produto no seu v√≠deo e no espa√ßo para os diferenciais. Por√©m, no seu t√≠tulo pule os detalhes e explique em termos claros ‚ÄúO que tem a√≠ pra mim‚ÄĚ.

Por exemplo, a proposta de valor do SoundCloud √© bem transparente: ‚ÄúOu√ßa o som do mundo. Experimente as melhores tend√™ncias de √°udio e m√ļsica‚ÄĚ.

3. Use subtítulos ou vídeos para explicar a superioridade do seu produto

Uma vez que voc√™ tenha moldado seu cliente e explicado o que ele pode esperar do seu produto, voc√™ tem a chance de diferenciar-se dos outros concorrentes. Evite detalhar oponentes espec√≠ficos. Em vez disso, foque na ind√ļstria como um todo.

Conclus√£o

Explicar ao seus clientes em potencial os benefícios do seu produto ou serviço é o ponto principal de todo bom marketing online e das estratégias de vendas que realmente funcionam.

Aprender como criar uma proposta de valor transparente para seu produto te dará vantagem sobre todos os aspectos do seu negócio. Além disso, elevará suas vendas. Qual é a sua abordagem ao escrever uma proposta de valor?

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.