Em um ambiente acadêmico, algo tão crucial como a capacidade de se expressar oralmente é a habilidade de se comunicar mediante a escrita.
Além de exigir um conhecimento consistente da gramática da língua inglesa, o sonho de se qualificar em uma universidade renomada no Exterior requer noções consistentes do processo de estruturação de textos.
Um meio eficiente de obter essa competência é por meio de bons cursos de inglês. A seguir algumas dicas básicas a respeito da escrita acadêmica para quem almeja estudar em universidades estrangeiras.
Uma redação (essay) tem, basicamente, três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse texto focaremos na parte introdutória.
Introdução
A parte inicial de um texto contém a tese (thesis) e tem importância fundamental no sentido de apresentar o tema de toda a redação ao leitor.
A introdução deve se iniciar com um “gancho” (hook), que inclui uma ou duas frases de certo impacto, visando atrair a atenção de quem está lendo e despertar também a sua curiosidade.
Exemplo de um “gancho”: We all dream about our wedding celebration, but when it happens, we do not know what to expect.
Em seguida, a parte introdutória de uma redação é formada pelo background information, que contém informações gerais que fornecem ao leitor uma visão mais ampla do assunto que será abordado.
Exemplo de um background information: I met my husband on a student trip to Honduras. After four years of letter writing and visits, we finally announced our engagement and planned for the event.
Por fim, a introdução de uma redação é finalizada com uma thesis statement, cuja importância está no sentido de resumir toda a redação (não apenas a parte introdutória). A thesis statement contém duas partes essenciais: o tópico e a idéia de controle (controlling idea).
Um bom exercício para desenvolver coerência e clareza em sua escrita é encontrar o tópico e a idéia de controle de algumas sentenças.
Exemplo: My Wedding day was the most thrilling day of my life.
Resposta: “Wedding day” é a idéia central, enquanto “the most thrilling day of my life” é a “controlling idea” que define a direção tomada por quem está escrevendo a redação.
Em síntese, conceitos como os expostos serão essenciais para o desenvolvimento de textos concisos e coerentes que atendam às suas necessidades acadêmicas.
É muito comum entre estudantes que experimentaram o ambiente universitário no Exterior o relato do imenso gap entre a escrita de colégio ou de cursos particulares no Brasil e a utilizada no nível acadêmico lá fora.
Agora é deixar de escrever sobre você e sua família para começar a abordar temas mais complexos como Política, Economia e Filosofia. Pense nisso e bom trabalho.
Foto “Proofreading”, Shutterstock.